Saúde confirma primeiro caso de raiva em morcego

morcegos3O Centro de Controle de Zoonoses confirmou o primeiro caso positivo de raiva em morcego no ano de 2015. O animal foi encontrado morto no quintal de uma residência da avenida Laranjal Paulista, no Campestre, recolhido pelos técnicos do CCZ e encaminhado para análise.

Desde o início de 2015, o CCZ recolheu 80 animais, encaminhado 50 para análise na capital paulista. Em todo o ano de 2014, 646 morcegos foram recolhidos e enviados para análise no CCZ paulistano. Ao todo, cinco casos de raiva em morcego foram confirmados em 2014.

Em razão da raiva estar controlada em humanos, cães e gatos no Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde recomendou a suspensão dos bloqueios vacinais nas áreas de localização de morcegos. “A recomendação é avaliarmos caso a caso. Como houve baixa procura pela vacina naquela região durante a campanha do ano passado, iremos colocar dois postos de vacinação no bairro no sábado (31)”, afirmou Eliane.

Segundo Eliane, apenas 260 animais foram vacinados no Campestre na campanha de vacinação antirrábica realizada entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. “Em 2013 imunizamos 235 animais na campanha realizada lá, mas fizemos bloqueio por conta de um caso positivo de raiva em morcego no mesmo endereço e chegamos a 534 animais vacinados. Por conta disso, iremos reforçar o trabalho naquela região”.

Os postos de vacinação irão funcionar no centro comunitário, na avenida Laranjal Paulista, e na Escola Municipal Professora Maria Benedita Pereira Penezzi, na rua Moacir Corrêa, 130. A vacinação será realizada das 9h às 14h. “Vamos colocar carro de som para rodar o bairro e avisar a população, mas pedimos que as pessoas façam sua parte e levem seus animaizinhos para vacinar”, destacou Eliane.

Deixe uma resposta