Turismo: Campos do Jordão é “Suíça Brasileira”

OLYMPUS DIGITAL CAMERACampos do Jordão é um dos destinos mais apreciados pelos turistas brasileiros. A cidade, situada a 1.628 metros de altitude, no coração da Serra da Mantiqueira, é a mais alta do país. Ela encanta os visitantes pela sua arquitetura tipicamente europeia – é chamada, com toda Justiça, de “Suíça Brasileira”. Possui um comércio diversificado, gastronomia refinada e inúmeras atrações culturais e artísticas. Além disso, seu clima é um dos melhores do Brasil, com as quatro estações bem definidas.

De fácil acesso, dista 173 km da cidade de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro e 500 km de Belo Horizonte. A viagem, pela rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, proporciona belíssimas paisagens.

A rede hoteleira de Campos do Jordão é uma das mais completas do país. E, ao contrário do que se possa imaginar, pelo padrão de serviços oferecido pela cidade, há opções para todos os bolsos, desde requintados – e caros – hotéis 5 estrelas até modestas pousadas. O difícil é escolher um entre os mais de 200 estabelecimentos à disposição do turista.

Uma das boas opções é o Campos de Jordão Parque Hotel, localizado na Vila Capivari, a região mais badalada da cidade, considerada o seu “coração”, onde estão os bares e restaurantes mais frequentados e o comércio mais sofisticado.

De acordo com informações da assessoria do Hotel, o Parque Hotel é fácil de se notar: ele se destaca na paisagem arquitetônica de Campos do Jordão por sua fachada em “ondas”, que lembra as obras mais famosas de Oscar Niemeyer. E há uma razão para isso: o conjunto foi projetado por um arquiteto que fez parte da equipe de Niemeyer.

“Quando fui até Campos do Jordão, o que queria era um hotel onde poderia deixar o carro no estacionamento e ir caminhando até a cidade. Esse objetivo foi completamente alcançado me hospedando nesse hotel. Ele é antigo, mas isso também estava de acordo com as minhas pretensões, já que gosto de mobiliários antigos. O quarto é enorme, cabe uma família de 4 pessoas. A vista para a cidade é maravilhosa”, escreveu um dos hóspedes no site TripAdvisor.

“Vista perfeita da cidade, quarto muito grande, frigobar novo e um ótimo café da manhã. Estacionamento bom e boa receptividade. A cinco minutos do melhor de Campos do Jordão. Recomendo o custo/benefício”, avaliou mais um hóspede no site.

Atrações da cidade

Além da arquitetura em estilo enxaimel, típica da Alemanha, do comércio variado, de excelentes bares e restaurante, e, é claro, do clima e do verde deslumbrante, Campos do Jordão oferece ao visitante atrações para todos os gostos.

Conheça, a seguir, algumas das principais:

Abernéssia – A denominação vem da fusão do nome de duas cidades escocesas, Aberdeen e Inverness, e foi dado pelo seu fundador, o escocês Robert John Reid. A Abernéssia é um movimentado centro comercial localizado bem no centro de Campos do Jordão, a meio caminho entre o Portal e a Vila Capivari. Em Abernéssia encontra-se o Mercado Municipal, a Delegacia, o Pronto Socorro, o Ginásio Esportivo e a Igreja de Santa Terezinha. De lá se pode pegar a estrada que leva até o Palácio Boa Vista e ao Auditório Cláudio Santoro.

Auditório Cláudio Santoro – A 5 km da Vila Abernéssia em via asfaltada. Moderna obra arquitetônica, com destaque para a ampla sala de espetáculos com 900 poltronas. O Centro de Convenções foi construído com o objetivo de desenvolver a cultura. Nele, todos os anos, realiza-se o Festival de Inverno. Fora da temporada de inverno, o auditório abriga concertos, shows, congressos, convenções e outras manifestações culturais. É ladeado por belíssimo parque, onde está localizado o Museu Felícia Leirner. Dista 1.800 metros do Palácio Boa Vista.

Capivari – Principal centro comercial da cidade, concentrando uma grande variedade de lojas, restaurantes e bares. O estilo arquitetônico alemão predomina.

Ducha de Prata – Localizada na Avenida Roberto Simonsen, no bairro de Vila Inglesa, na estrada para a Vila Capivari. Além das quedas d’água, o turista encontra lojas com produtos artesanais.

Bondinho – O passeio permite uma visão completa da estrutura de Campos do Jordão. A viagem de ida e volta dura 40 minutos, partindo da Estação de Vila Capivari (construída em estilo alpino), passando por Jaguaribe e Abernéssia, indo até a Parada São Cristovão do outro lado da cidade.

Palácio Boa Vista – O Palácio Boa Vista está situado a 3 km da Vila Abernéssia em via asfaltada. Sua construção teve início em 1938 mas só foi concluída em 1964. Em 1970 foi transformado em Monumento Público e Centro Cultural, sem perda de sua função original de residência de inverno do governador do Estado de São Paulo. Em seu acervo de 1.887 obras há trabalhos de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Aldo Bonadei, entre outros artistas de renome.

Horto Florestal – Distante 13 km da Vila Capivari, o Parque Estadual ou Horto Florestal é o mais antigo do Brasil. Sua área de 8.341 hectares ocupa um terço da superfície total do município. Ali se encontra a maior reserva de coníferas do Estado. No horto são desenvolvidos diversos programas relacionados à pesquisa, educação ambiental, recreação e conservação dos recursos naturais.

Pedra do Baú – No alto da Serra da Mantiqueira encontra-se a Pedra do Baú, a 1.950 metros de altitude. Embora pertença ao município de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú faz parte do roteiro turístico de Campos do Jordão, podendo ser vista de quase todo o município. A Pedra consiste de um imponente bloco de granito com uma base de 540 metros de comprimento por 40 metros de largura e uma altura de 340 metros.

Morro do Elefante – Localizado em Capivari, o Morro do Elefante é um local de visita obrigatória, por possibilitar a visão de um dos belos panoramas da cidade. O acesso pode ser feito pelo teleférico ou por estrada asfaltada.

Teleférico – Uma das atrações preferidas das crianças é o teleférico que circula entre Capivari e o topo do Morro do Elefante. As 100 cadeiras mantêm uma distância de 10 metros entre si.

Deixe uma resposta