CETA apresenta montagem de texto búlgaro “Os que têm a hora marcada”

Foto: Tiago Rochetto

Foto: Tiago Rochetto

A CETA (Companhia Estável de Teatro de Piracicaba) apresenta a peça “Os que têm a hora marcada” de Elias Canetti, no Teatro do Engenho dias 29 e 30 de março às 20h.

 

Com direção de João Scarpa e Ricardo Araújo, a montagem baseada no texto do autor búlgaro Elias Canetti conta a história de uma população que vive em aparente tranquilidade, já que todos sabem exatamente quando vão morrer e com isso conseguem programar sua existência. Porém quando o personagem Cinquenta, insatisfeito com o sistema e aflito por estar chegando sua hora, começa a duvidar da forma de vida e propõe uma revolução, toda a sociedade que parecia organizada começa a ruir.

Para os diretores, o processo de montagem foi desafiante: “Sentimos que era preciso aproximar a obra, de caráter bastante filosófico, dentro do que queríamos dizer na atual realidade do pais. A cada cena, inúmeras discussões sobre o que almejávamos com texto. Partimos então para a improvisação, leituras outros textos de diferentes autores que pudessem auxiliar nesta aproximação.  Percebemos que obra trazia na sua estrutura várias justificativas para a peça em si, o que no nosso entender a deixava demasiadamente explicativa, comprometendo assim a ação dramática.  Esse processo culminou na escolha de uma releitura do texto, passando assim por nova organização de cenas e inclusão de novos personagens”.

A montagem procura trazer reflexões sobre diversos aspectos sociais, políticos, a condição humana, vida e morte e sobretudo: o tempo.

 

Serviço:
“Os que têm a hora marcada” de Elias Canetti
Datas: 29 e 30 de março (quarta e quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Engenho
Duração: 90 minutos
Entrada gratuita com distribuição de ingressos 1 hora antes do espetáculo.
Classificação livre.

 

Ficha Técnica:

Elenco: André Martins, Ane Caetano, Betoh Freitas, Cynthia da Rocha, Dafni Fernanda
Giovani Bruno, Guilherme Godoy, Karine de Andrade, Karol Miranda, Laís Vetoreti
Leonardo Moraes, Marcela Miano, Murilo Scarpa, Patty Eller, Raquel Miranda, Samuel Zanatta, Tiago Rochetto e Tiara Silva.
Sonoplastia: Ricardo Araújo.
Operador de Som: Leonardo Portella.
Iluminação e operação de luz: Felipe Trevilin.
Confecção de Figurinos: Dante Skall, Giovani Bruno e Betoh Freitas.
Confecção de Adereços: Betoh Freitas e Giovani Bruno e CETA.
Cenografia: João Scarpa e Ricardo Araújo.
Maquiagem e penteados: Marcela Miano
Administração de Produção: Trebbor
Apoio e realização: Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC), Prefeitura do Município de Piracicaba, Tiro de Guerra de Piracicaba, Guarantã Associação e Legal Estúdio.

Deixe uma resposta