Subscribe / Connect

Veja também:

Vida Provinciana
Cultura e Entretenimento

Montagem de exposições é tema de oficina no Museu da Cidade de Campinas

O Museu da Cidade de Campinas receberá no dia 28 de agosto, das 9h00 às 17h00, a oficina “Concepção de Exposição – Uma Relação entre o Acervo e o Campo das Ideias”. As inscrições gratuitas estão abertas até às 18h00 do dia 24, pelo e-mail [email protected]br. A ação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura do Estado, com o apoio cultural da Prefeitura de Campinas e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).
 
O projeto busca transmitir os fundamentos aplicados ao desenho espacial de exposições (a museografia), alinhados aos processos metodológicos e procedimentos técnicos, no que diz respeito à conservação de acervos e acessibilidade, mas, principalmente, à utilização de recursos simples e diferentes tipos de materiais para a montagem de exposições. São 20 vagas, destinadas a profissionais da área e interessados em artes em geral.
 
O conteúdo será ministrado pela historiadora Renata Gava, de Piracicaba, e pelo museólogo Rodrigo Luiz dos Santos, de São Pedro, curadores da exposição itinerante “Porta, Porteira, Portão: Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr’”, que desde o primeiro semestre circula por seis cidades da Região Administrativa de Campinas. A oficina é uma contrapartida do Programa de Ação Cultural (ProAC), por meio do edital de apoio a projetos de difusão de acervos museológicos.
 
CURRÍCULO – Rodrigo Santos e Renata Gava se conheceram durante a graduação em história na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Ambos somaram forças na concepção da Engenho Cultural Assessoria e Consultoria, empresa que traz soluções para gestores do setor público e da iniciativa privada nas áreas de cultura, museu e patrimônio.
 
Rodrigo coordenou o projeto de implantação do Museu Gustavo Teixeira, em São Pedro, onde atuou por sete anos como diretor. Fez a graduação em museologia e se especializou em cultura e arte barroca na Universidade Federal de Ouro Preto. Já Renata, que está desde 2013 na direção do Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, é especialista em patrimônio arquitetônico pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em gestão cultural pelo Centro Universitário Senac do Rio de Janeiro.
 
Serviço
Concepção de Exposição – Uma Relação entre o Acervo e o Campo das Ideias
Data: 28 de agosto de 2017
Horário: 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
Palestrantes: Renata Gava e Rodrigo Santos
Local: Museu da Cidade (Casa de Vidro) – Campinas 
Largo do Café – Avenida Heitor Penteado, 2.145
Vagas oferecidas: 20
Evento gratuito

Fique em contato

Veja também:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!

Deixe uma resposta

Limite para comentários: 60.000 caracteres, contando espaços.