Este evento já ocorreu

Espetáculo mescla emoção e comédia ao som de clássicos da Jovem Guarda

Noite de Reis – Grupo ADID de Teatro 2017 079

Foto: Divulgação Grupo ADID

“E pra não correr riscos nessa terra estranha, vou usar de uma artimanha! Visto-me de homem e assim serei respeitado. Peço emprego e sendo homem, serei muito melhor remunerado!” O texto anterior, adaptado do original de Shakespeare, revela o machismo intrínseco na sociedade desde sempre. Esta e outras questões são pano de fundo de Noite de Reis, espetáculo que será encenado no próximo dia 7 de abril, sábado, no Teatro do SESI Piracicaba. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo sistema Meu SESI.

A peça celebra os oito anos de parceria entre o SESI-SP e o Grupo ADID de Teatro, da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID). O projeto, dirigido pelo respeitado ator e dramaturgo Leonardo Cortez, existe desde 1998 e já se apresentou no palco do SESI na Avenida Paulista em outras ocasiões, levando um público de mais de 1.824 pessoas a refletir sobre as mazelas da vida com os espetáculos Sonho de uma Noite de Verão (William Shakespeare), A Viagem do Capitão Tornado (Théophile Gautier) e Os Miseráveis (Victor Hugo). A própria Noite de Reis fez apresentação especial com casa cheia em 2017.

Essa é a primeira vez que o grupo, formado por atores com síndrome de Down, circula nas unidades SESI-SP do interior, fazendo temporada em mais de um município. Ao todo serão quatro apresentações de março a junho nas cidades de Campinas, Piracicaba, Sorocaba e São José dos Campos. “Para o SESI-SP, esse apoio representa mais do que uma ação de fomento à cultura. O projeto vai ao encontro do que realmente acreditamos como instituição, da igualdade entre todos ao acesso a diferentes linguagens artísticas. Tenho certeza que o público irá se emocionar com o elenco. Será uma oportunidade de vencer desafios”, declara Daniele Carolina Uchikawa, Analista de Atividades Culturais do SESI-SP.

Nesta adaptação de William Shakespeare, os gêmeos idênticos Sebastião e Viola são separados em um naufrágio. Para sobreviver sozinha na ilha de Ilíria, a moça decide se passar por homem para conseguir um emprego como mensageiro. Enquanto ela leva as cartas de amor do Duque Orsino para a Condessa Olivia, um triângulo amoroso para lá de confuso é formado e os divertidos personagens buscam, cada um à sua maneira, encontrar o amor verdadeiro.

As músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, executadas ao vivo pelo próprio elenco, fazem a ambientação sonora das cenas, mas também trazem um elemento a mais de ingenuidade dos jovens amantes que se encaixa perfeitamente ao tom dramédia do espetáculo. “A música se revela, desde sempre, instrumento de integração e autoconhecimento. O trabalho com o Grupo ADID é o resultado de um exercício de crença na potencialidade de cada um dos atores, e os desafios superados se revelam a cada fala. Costumo dizer que o público se torna torcedor de uma partida que vencemos juntos”, comenta Cortez.

Informações sobre o evento

Datas e horários

07/04/2018 20:00

Local

Sesi Piracicaba

Avenida Luiz Ralph Benatti, 600

Vila Industrial

CEP 13412-248

Piracicaba, SP

  • (19) 3403-5900 ou (19) 3403-5940
  • Site

Ingressos

  • Grátis

Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo sistema Meu SESI.

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta