Peça teatral “Partir” terá curta temporada no Ponto de Cultura Garapa

Romualdo

Foto: Divulgação

A Cia. Roma Produções Artísticas apresenta o solo teatral “Partir”, nos dias 8, 15, 22 e 29 de março, sempre às 20h, no Ponto de Cultura Garapa, a montagem reúne poemas do escritor Fernando Pessoa, um dos mais importantes poetas portugueses de todos os tempos.

Na peça, os poemas são interpretados por uma pessoa prestes a partir para uma viagem. Arrumando sua mala e adiando o quanto pode esta partida, ele relembra poemas de Fernando Pessoa, que retratam o estado emocional em que se encontra, indo da euforia, à decepção, ao pessimismo, ao temor do desconhecido e as angustias da busca de um sentido para a existência.

No total são dezoito poemas, alguns completos e outros apenas trechos. Poemas de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, poeta que busca “sentir tudo de todas as maneiras”, indo para o decadentismo, o futurismo e o pessimismo. Entremeando estes sentimentos extremos, poemas do heterônimo Ricardo Reis são mencionados nos momentos de busca pela tranquilidade da alma, pelos prazeres simples da vida, o domínio das paixões e a aceitação da fatalidade da condição humana. Alguns assinados pelo próprio Fernando Pessoa também compõe esta colcha de retalhos dos mais famosos, profundos e encantadores poemas conhecidos, estudados e admirados em todo o planeta. Este encadeamento de textos ganha força dramatúrgica e ação teatral pela sequência em que se encontram “costurados” na lembrança deste homem, que chegando a um momento limite em sua vida, vê-se mergulhado neste turbilhão de emoções ante o temor do desconhecido e a dúvida em seguir adiante. Este homem que lança-se á vida como uma viagem. Está sempre de partida ou de chegada, mesmo que nunca chegue, mesmo que nunca parta, mesmo que adie indefinidamente a arrumação das malas.

Roteirizado e interpretado por Romualdo Sarcedo, este trabalho é trazido como uma “necessidade”, segundo as palavras de seu interprete: “necessidade de trazer a poesia muitas vezes esquecida nos livros em algum canto da velha estante para o centro da reflexão, da sensibilização e do contato humano;  necessidade de propor um momento de desaceleração, de um olhar mais apurado para dentro de nós mesmos e para a vida que nos rodeia; necessidade de realizar um exercício cênico num momento intimista, buscando incessantemente preservar e elevar o humano que há em nós.

Informações sobre o evento

Datas e horários

08/03/2019–29/03/2019 20:00

Local

Ponto de Cultura Garapa

Rua Dom Pedro II, 1313

Centro

CEP 13400-390

Piracicaba, SP

Ingressos

  • R$ 10,00Antecipado
  • R$ 20,00Inteira
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta