Projeto Contos e Encantos realiza apresentações teatrais ao público infanto-juvenil

CONTOS PROAC

Foto: Divulgação

Focado no ensino da cultura africana para crianças e adolescentes, o projeto Contos e Encantos – Fábulas Africanas, financiado pelo ProAC Municípios 2019 realiza apresentações da peça “Bejide nos prumos do navegar”, durante todo o mês de novembro, com início dia 3, às 16h, no Cine Barranco, bairro Santa Fé. Os espetáculos contarão com interprete de libras, assentos preferenciais a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Além do teatro, o público receberá um livro de pintura e atividades sobre o tema.

“Através de novos processos criativos pautados nas histórias contadas e recontadas por ancestrais negros africanos, esse projeto trata da criação do planeta que habitamos, abordando temas essenciais da história e da cultura africana, cujo intuito é apresentar uma didática divertida, objetiva e impulsionadora de novas visões sociais”, explica Magna Eliez, proponente do projeto.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, Fundo de Apoio à Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais, o espetáculo tem a direção geral de Giovane Bruno e musical de Fabricio Zavanella. Com didática lúdica, a narrativa que conta a história do encontro de uma menina com seres encantados, incentiva o aprendizado de que não há diferença entre tons de pele, mostrando que todas as cores são belas e que o maior poder esta dentro de nós mesmos.

Magna ressalta ainda, que a encenação parte de um momento propício para fomentar o debate das dificuldades de abordar temas culturais africanos, e de disseminar a cultura negra. “Devido a falta de informação e respeito à história que compõe o nosso povo, a cultura negra ainda é pouca conhecida pela população brasileira”.

As apresentações nos dias 09 e 10/11, acontecem às 10h, na Associação Atlética Educando para o Esporte e Casa do Hip Hop respectivamente. No dia 13, às 19h, o espetáculo será direcionado aos estudantes da Escola João Sampaio, no bairro Ibirapuera e para encerrar a programação, a peça teatral poderá ser vista por toda a população, no Engenho Central, dia 20, como parte do cronograma de atividades do Afropira.

Contos e Encantos – Fábulas AfricanasO projeto visa um trabalho de relevância histórico-social que, embora se destine ao público infantil, resgata a magia e propõe a reflexão sobre fatores históricos e de grande relevância cultural. Está pautado em diretriz curricular, cujo tema traz à tona, a discussão junto às novas gerações, resgatando parte da história da África e dos africanos que foi-se perdendo com o tempo.

Projeto cultural Contos e Encantos – Fábulas Africanas.

03/11, às 16h, no Cine Barranco (Rua Ipatinga, s/n.º, Santa Fé).

09/11, às 10h, na Associação Atlética Educando para o Esporte (Rua Benedito Bonzon Penteado, 615, Paulicéia).

10/11, às 10h, na Casa do Hip Hop (Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 188, Higienópolis).

13/11, às 19h, na Escola João Sampaio (Rua Amador Bueno, 624, Ibirapuera).

20/11, no Engenho Central.

Informações sobre o evento

Datas e horários

03/11/2019–20/11/2019

Local

Engenho Central

Avenida Beira Rio, s/n

Centro

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta