Este evento já ocorreu

Língua: vidas em português é exibido no Cine nos Bairros

linguasCulturas e sotaques se encontram quando o assunto é língua portuguesa. O projeto Cine nos Bairros exibe gratuitamente nos dias 20 e 27/03, às 14h, no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), na Estação da Paulista, o documentário Língua: vidas em português. O projeto é desenvolvido pela Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

O filme fala sobre o que há de comum entre indianos, japoneses, brasileiros e moçambicanos que vivem numa mesma região. A forma como expressam e se utilizam da língua portuguesa, carregada de sotaques e conceitos sociais, políticos e religiosos, para se comunicarem. Para relatar a vivência de populações a partir de culturas segmentadas, o documentário capta o movimento de um idioma através das fronteiras.

Os personagens anônimos ou célebres como José Saramago, João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila, Mia Couto e o grupo Madredeus falam da realidade e das esperanças contidas na expressão lusófona – conjunto de identidades culturais existentes em países falantes da língua portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.

A direção é de Victor Lopes, cineasta moçambicano de nacionalidade portuguesa que reside no Brasil há 25 anos. Em 2013, lançou o documentário “Serra Pelada”, a Lenda da Montanha de Ouro, com uma investigação aprofundada em relatos e imagens históricas, sobre o local que ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Informações sobre o evento

Datas e horários

20/03/2018–27/03/2018 14:00

Local

Estação da Paulista

Estação da Paulista, 1423

CEP 13400-140

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta