Este evento já ocorreu

Longa-metragem de cineasta radicada em Piracicaba estreia em Festival Internacional de Filmes

O longa-metragem “Inscrições do tempo no corpo presente”, realizado pela cineasta Kit Menezes, que vive em Piracicaba (SP) desde a infância, estreou dia 17, no Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos (SP). O evento acontece desde 2016 e tem como objetivo promover o cinema – especialmente o nacional – e contribuir para a democratização do acesso à cultura.

“Inscrições do tempo no corpo presente” é um projeto de documentário em primeira pessoa contemplado pelo Proac em 2019 e finalizado em 2020. A narrativa é construída a partir do resgate das memórias da diretora, que também assina o roteiro e tem como proposta investigar a morte do pai a partir de seus desdobramentos para outros territórios: o campo polêmico da (des)culpa, as margens obscuras do silêncio e a ausência absoluta da escuta. Essas marcas invisíveis, as cicatrizes, são o mote dessa narrativa.

Mulheres

A equipe é encabeçada por mulheres que atuam no interior do estado de São Paulo na área audiovisual, algumas, integrantes do Icine – Forum de Cinema do Interior Paulista (@Icineforum): de Piracicaba estão Mirian Rother, na orientação de locução; Gabriela Barreto, nas artes gráficas; e Bruna Epiphanio, na produção executiva; Isadora Torres, de Rio Claro, na direção de som; Karina Couto, de Campinas, na fotografia das performances; e Ieda Cruz, também de Campinas, na composição da trilha sonora original.

Além delas, Daniela Ramalho, brasileira, residente na França, assina a montagem do filme, que traz, ainda, o trabalho de Leonardo Steinberg, dirigindo as performances protagonizadas pelo grupo da Casa do Pano, e do também cineasta Ramiro Rodrigues, na distribuição, também de Campinas.

O documentário é o primeiro longa da cineasta, que também assina a direção dos curtas “Noite sem fim” (1996), premiado no Mapa Cultural Paulista; “dos 80 aos 40, 50…” (2014), documentário sobre os anos 80 em Piracicaba; “A velha” (2016), ficção e “Volume Morto” (2018), também ficção. Todos rodados na cidade de Piracicaba.

Confira o trailer: https://vimeo.com/502275055

Serviço

O filme “Inscrições do tempo no corpo presente” fica disponível até dia 23 na Mostra Humanidades, no site https://santosfilmfest.com/programacao-2021/

Informações sobre o evento

Datas e horários

17/03/2021–23/03/2021

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta