Este evento já ocorreu

Mostra de Cinemas Africanos no Sesc

03.2020 – Cinema e Video – Nora e Bakoso AfroBeats de Cuba – Filme Bakoso – 2A Sala Sesc de Cinema traz neste mês de março Mostra de Cinemas Africanos fruto de uma colaboração entre  Ana Camila Esteves (pesquisadora dos cinemas africanos, comunicóloga e produtora cultural) e Beatriz Leal Riesco (crítica, pesquisadora e curadora com larga trajetória em festivais de cinemas africanos em diversos continentes).

O público poderá conferir uma seleção de filmes, desde longas e curtas-metragens documentais e de ficção produzidos em países como África do Sul, Quênia, Nigéria e Senegal, além de obras dirigidas por cineastas de origem africana em diáspora, com ênfase na produção contemporânea do cinema africano reconhecidos em grandes festivais e respaldados pela crítica e públicos internacionais.

A Mostra de Cinemas Africanos surge em 2018 com o objetivo de reparar uma lacuna injustificável dentro dos espaços de distribuição e exibição brasileiros de filmes africanos contemporâneos. Tal Mostra busca colaborar para minimizar a situação marginal de filmes africanos em salas comerciais e festivais do Brasil, e estabelecer um diálogo com os conteúdos disponíveis em outras plataformas de difusão.

A seleção demonstra a riqueza, criatividade e variedade de formatos de uma cinematografia com mais de meio século de vida.

 

Itinerância da Mostra de Cinemas Africanos, com curadoria de Ana Camila Esteves e Beatriz Leal Riesgo. O público pode conferir uma seleção de filmes africanos e afrodiaspóricos reconhecidos em grandes festivais e respaldados pela crítica e públicos internacionais.

Invencível
(Twaaga)
FRA/BFA, 2013, 30′
Dir: Cedric Ido
Burkina Faso em 1985 é um país com espasmos de revolução. Manu, um jovem garoto que adora histórias em quadrinhos, busca a companhia do irmão Albert. Quando Albert decide passar por um ritual de magia, Manu percebe que existem poderes reais que podem fazer frente aos super heróis.
Supa Modo
KEN/ALE, 2018, 74′
Dir: Likarion Wainaina
Jo, uma garota de nove anos que tem uma doença terminal, sai do hospital para viver seus últimos dias em casa com a mãe e a irmã. Seu único conforto nesse momento difícil é sonhar em ser uma super-heroína. A família de Jo e a comunidade local tentam tornar seu sonho possível.

Dia 1, domingo, 17h.
Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Kasala!
Dir: Ema Edosio
NGA, 2018, 90′
Um jovem de um subúrbio de Lagos pega o carro de seu tio para se divertir com os amigos. As coisas se complicam quando eles têm um acidente e apenas cinco horas para coletar dinheiro e consertar o dano antes que seu tio retorne. Uma comédia em ritmo acelerado que, segundo a própria diretora, é um reflexo de sua vida na Nigéria.
Dia 3, terça, 20h
Teatro. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Sofia
QAT/FRA, 2018, 80′
Dir: Meryem Benm’Barek
Sofia tem 20 anos e mora com seus pais em Casablanca, Marrocos. Em negação sobre a própria gravidez, ela acaba por quebrar as leis de seu país ao dar à luz um bebê fora do casamento. O hospital concede um prazo de 24 horas para que ela forneça a documentação do pai da criança antes de informar o crime às autoridades.
Dia 8, domingo, 17h.
Teatro. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Rafiki
KEN, 82′, 2018
Dir: Wanuri Kahiu
“Boas garotas quenianas se tornam boas esposas”, mas Kena e Ziki anseiam por algo mais. Apesar das disputas políticas entre suas famílias, as garotas resistem e permanecem amigas próximas, apoiando uma à outra na busca por seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre elas, as meninas são obrigadas a escolher entre a felicidade e a segurança.
Dia 10, terça, 20h.
Teatro. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Nora: AfroBeats de Cuba
Moçambique/Estados Unidos/Reino Unido, 2008, 35′
Dir: Alla Kovgan e David Hinton
Nora é baseado nas memórias de infância da dançarina auto exilada Nora Chipaumire, que nasceu no Zimbábue em 1965. Usando performance e dança, ela conta sua história em um poema de som e imagens que se movem rapidamente. A trilha original foi composta pela lenda zimbabuana Thomas Mapfumo.
Bakosó: AfroBeats de Cuba
(Bakosó: AfroBeats of Cuba)
Cuba, 2019, 48′
Dir: Eli Jacobs-Fantauzzi
O filme segue o DJ Jigüe até sua cidade natal, Santiago de Cuba, para encontrar inspiração em novos sons. Ele acredita que o Afrobeats ajudou a criar um novo gênero, o Bakosó, um belo intercâmbio sonoro e cultural entre Cuba e África.
Dia 15, domingo, 17h.
Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Olhe Para Mim
(Regarde-moi)
Tunísia/França/Catar, 2018, 98′
Dir: Néjib Belkadhi
Lotfi, um imigrante tunisiano que vive na França, é forçado a voltar à Tunísia para cuidar de Youssef, seu filho autista de 9 anos que ele não via há 7. Ignorado pelo seu filho, que não lhe dá sequer um mínimo olhar, Lotfi transforma sua situação em um desafio que o levará ao caminho certo para se tornar um pai de verdade.
Dia 17, terça, 20h.
Teatro. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

As Espadas
(Hasaki Ya Suda)
França, 24′, 2011
Dir: Cédric Ido
Por volta de 2100. O aquecimento global causou terríveis secas, provocando escassez de comida e conflitos. As primeiras vítimas desta mudança climática foram as populações do Sul, que foram forçados a deixar suas terras e se exilar em direção ao Norte. Então, um êxodo massivo perturba a ordem mundial.

O Africano que Queria Voar
(The African Who Wanted to Fly)
Gabão/França/Bélgica/China, 2016, 70′
Dir: Samantha Biffot
Gabão, 1979. Luc, um menino de nove anos, vê um filme de Kung Fu pela primeira vez e tem uma revelação: chineses sabem voar. Ele fica obcecado em aprender a voar também. Depois de 31 anos vivendo na China, dominando as artes marciais e atuando em filmes de Kung Fu, ele alcança seu sonho.
Dia 18, quarta, 20h.
Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Vaya
África do Sul, 2016, 115′
Dir: Akin Omotoso
Um trem chega a Joanesburgo vindo de KwaZulu-Natal com três passageiros: Zanele, uma jovem bailarina que deseja se consolidar como artista; Nhlanhla, um menino do interior que visita um primo que lhe promete trabalho, e Nkulu, que viajou à cidade grande para buscar o cadáver do pai. Baseadas em histórias reais, as experiências na cidade grande dessas personagens as obrigam a repensar suas atitudes diante da vida e das pessoas.
Dia 22, domingo, 17h.
Teatro. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Informações sobre o evento

Datas e horários

01/03/2020–22/03/2020

Local

SENAC Piracicaba

Rua Santa Cruz , 1148

CEP 13419-030

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta