Este evento já ocorreu

Sesc exibe a diversidade da cinematografia francesa no Festival Varilux de Cinema

cyrano-de-Bergerac

Foto: Divulgação

O Festival Varilux de Cinema Francês 2019 completa 10 anos apresentando ao público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa.  A expectativa dos organizadores é de alcançar um milhão de espectadores em todo país. O Sesc Piracicaba é um dos locais que recebe a mostra. Durante o mês de agosto serão exibidos oito longas-metragens ao todo, sempre às terças, às 20h; e aos domingos, às 17h, com entrada gratuita, no Teatro da unidade. Em todas as exibições, os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

A programação de cinema do mês também contempla oficinas de Direção de Fotografia, com Thiago Altafini; Direção Cinematográfica, com Roberto Machado; e o Cine & Psicanálise, uma atividade feita em parceria com o Grupo Tear de Psicanális. No dia 23 , às 19h, no Teatro, será exibido o filme As Duas Irenes (BRA, 2017, 89′). A psicóloga, psicanalista pelo Centro de Psicanálise de Campinas (CPCAMP), especialista em adolescência pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Élide Signorelli, comentará o filme após a exibição. A Classificação é de 14 anos.

Festival Varilux de Cinema Francês 2019

Os diretores do festival deste ano, Emmanuelle e Christian Boudier, destacam que a marca de 10 anos e do milionésimo espectador define a resistência do projeto em defender a diversidade cultural e cinematográfica no Brasil, em promover a comunhão entre as pessoas frente às novas plataformas digitais, e em ver o cinema para além dos algoritmos: como forma de expressão cultural.

“E já que falamos de resistência, 2019 também será o 230º aniversário da Revolução Francesa e o Festival faz uma homenagem a ela, com A Revolução em Paris, brilhante afresco histórico de Pierre Schoeller (presente!), que inspirou o cartaz dessa edição com a magnífica atriz Adèle Haenel, porta-bandeira da revolta das mulheres.

Um terceiro aniversário, o de 30 anos do clássico Cyrano de Bergerac de Jean-Paul Rappeneau, baseado na comédia heroica de Edmond de Rostand, cuja criação em 1897 é objeto de outro filme da seleção, Cyrano meu amor do genial Alexis Michalik, que virá ao festival.

Outro personagem rebelde e tipicamente francês em cartaz este ano: o irredutível Asterix, num novíssimo filme de animação para pequenos e grandes, Asterix e o Segredo da Poção Mágica, que também será projetado no âmbito das inúmeras sessões educativas organizadas por todo país”.

A programação oficial do Festival Varilux de Cinema Francês 2019 aconteceu simultaneamente em diversas cidades do Brasil no período de 6 a 19 de junho. No Sesc Piracicaba, a programação começa em agosto com o filme Filhas do Sol (Les filles du soleil – 2018, 115’), da diretora Eva Husson. A exibição do longa será no domingo, 4, às 17h, no Teatro. A produção conta a história de Bahar, uma comandante de um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do Curdistão; e de Mathilde, uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. Classificação: 14 anos.

A segunda semana do mês terá, no dia 6, terça, às 20h, o filme A Revolução em Paris, do diretor Pierre Schoeller; e no dia 11, domingo, às 17h, a animação Astérix e o Segredo da Poção Mágica, dos diretores Louis Clichy e Alexandre Astier. Enquanto A Revolução em Paris aborda a rebelião do povo francês em 1789, sob o reinado de Luís XVI, exigindo uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade; Astérix e o Segredo da Poção Mágica leva à tela dois dos personagens em quadrinhos mais famosos do mundo. Asterix e Obelix precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica da Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita caia em mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.

A programação continua com o suspense O Professor Substituto, no dia 13, terça, às 20h; a comédia Finalmente Livres, no dia 18, domingo, às 17h; a comédia dramática Cyrano de Bergerac, dia 20, terça, às 20h; o drama Quem Você Pensa que Sou, dia 25, domingo, às 17h; e a comédia dramática Boas Intenções, dia 27, terça, às 20h.

Oficinas

Duas oficinas do Coletivo Livre de Cinema acontecem em agosto. De 6 a 9, de terça a sexta, das 19h às 22h; e dia 10, sábado, das 10h às 13h, o curso será de Direção de Fotografia, com Thiago Altafini e o convidado Carlos Ebert, somente no dia 10, fotógrafo do clássico filme brasileiro O Bandido da Luz Vermelha. A atividade abordará a dimensão do trabalho do diretor de fotografia desde o desenvolvimento de um olhar sensível e capacidade narrativa-visual até o domínio técnico das ferramentas para o trabalho no set de cinema e aspectos da linguagem visual como cor, luz, composição e enquadramento. A oficina mantém uma dinâmica teórico-prática com a presença de câmeras e equipamentos.

Já a oficina de Direção Cinematográfica, com Roberto Machado, acontece de 27 a 30, terça a sexta, das 19h às 22h. A atividade propõe buscar a compreensão do cinema como um meio de comunicação coletivo e um local de compartilhamento entre especialistas envolvidos na produção de um filme. Na oficina serão abordados tópicos sobre as diferentes habilidades e atividades teóricas e práticas sobre dramaturgia, construção de personagem, roteiro técnico, decupagem e a visão do diretor como um elemento agregador da criatividade dos diferentes especialistas.

Para participar é necessário ter 16 anos e fazer inscrição por e-mail (envie seu nome, CPF e a oficina que quer participar), para [email protected] com.

Informações sobre o evento

Datas e horários

04/08/2019–25/08/2019

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta