Este evento já ocorreu

Sesc exibe documentários sobre a Amazônia e povos indígenas

03.2019 – Meio Ambiente – Amazonia Climatica a floresta de hoje e do amanha – Amazonia Climatica – 6

Foto: Divulgação

De 13 a de março a 3 de abril, o Sesc Piracicaba realiza o “Cinedebate – Bem Viver, Modos de Vida e Sustentabilidade”. O projeto exibe produções audiovisuais brasileiras que revelam as múltiplas dimensões da atual crise socioambiental planetária, acompanhada do diálogo com diretores, especialistas e público participante, visando potencializar conexões e ações cotidianas voltadas à transformação. As exibições acontecem no teatro da unidade, são gratuitas e tem retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Para essa terça, 13, às 19ho documentário “Sob a pata do boi” monstra o impacto da pecuária na Amazônia, que tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, o rebanho era um décimo desse tamanho e a floresta estava quase intacta. Desde então, com a chegada de milhares de fazendeiros, uma porção da floresta equivalente ao tamanho da França desapareceu. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural, forjando poderosos políticos para defendê-la. O jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos a monitorarem o desmatamento onde compram gado. Após a exibição, debate com a presença de Juliana Tinoco (roteirista), Marina Piatto (Imaflora) e Edson Vidal (USP).

A Amazônia detém o maior reservatório de carbono do mundo e é fundamental para o futuro do planeta, tornando-se peça-chave nas discussões sobre as mudanças climáticas que estão em curso. O documentário “Amazônia Climática: a floresta de hoje e do amanhã” em 29, sexta, às 19h aborda essa relação entre a Amazônia e o clima através de uma narrativa cuidadosamente construída com entrevistas de renomados cientistas e especialistas no tema. Após a exibição, debate com a presença de Tainá de Luccas (diretora), Jean Ometto (INPE) e Marcos Sorrentino (USP).

Em 3 de abril, quartas, às 19h, a série documental “Índio Presente” mostra que no Brasil muitas pessoas ainda veem os índios no passado ou sem perspectiva de futuro. Produzida em 2017, a série visitou dezenas de povos indígenas em diferentes Estados brasileiros para desconstruir, em 13 episódios, os principais estereótipos sobre estes grupos. Exibição dos episódios “Equívoco 1 – Os índios estão acabando” e “Equívoco 10 – Tem muita terra para pouco índio”, seguida de debate com a presença de Bruno Villela(diretor), Evandro dos Santos (Terra Indígena Jaraguá) e Edmilson Batista (Coletivo Itaendy).

Além dessas exibições, o projeto “Cinedebate”, conta com a oficina “Por que falamos em aquecimento global?”, com o educador ambiental, Filipe Salvetti Nunes. Essa oficina-intervenção chama a atenção do público quanto aos problemas das mudanças climáticas, explicando de forma experimental e sensitiva o que é o efeito estufa, os gases de efeito estufa e de que forma o modo de produção sustentável e o consumo consciente podem minimizar os impactos negativos do clima em mudança. A atividade acontece nos dias 23 e 24, sábado e domingo, às 12h no hall do teatro. A entrada é gratuita.

Informações sobre o evento

Datas e horários

13/03/2019–03/04/2019

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta