Este evento já ocorreu

Sesc Piracicaba exibe 8 filmes brasileiros gratuitamente

turma-da-monica-lacos

A programação de cinema do Sesc Piracicaba reúne em outubro lançamentos de filmes nacionais na Sala Sesc de Cinema; além de produções brasileiras que dialogam com a contemporaneidade e que serão seguidas de bate-papos, no Cineclube. A agenda do mês ainda inclui exibições internacionais no projeto Experimenta, o longa O Segredo de Kate; e no Cinema & Psicanálise, o filme Hanami – Cerejeiras em Flor. Todas as sessões tem entrada gratuita – ingressos com uma hora de antecedência.

A Sala Sesc de Cinema acontece sempre aos domingos, às 17h, apresentando o melhor do cinema produzido no mundo, filmes premiados nos principais festivais e apontados pela crítica como referência por incorporarem elementos inovadores à linguagem cinematográfica. Em outubro, uma seleção especial de filmes brasileiros: no dia 6, O amigo do rei (Dir: André D’Elia); no dia 13, Estou me guardando para quando o carnaval chegar (Dir: Marcelo Gomes); no dia 20, Turma da Mônica: Laços (Dir: Daniel Rezende); e no dia 27, Deslembro (Dir: Flavia Castro).

A programação do Cineclube, tradicionalmente às terças-feiras, contará com alguns horários especiais e bate-papos após os filmes.  O filme O Mercado de Notícias (2014 – Dir: Jorge Furtado) será exibido no dia 1, às 19h. A conversa pós-filme será com Leandro Fortes, jornalista, professor e escritor. Atividade integra as comemorações dos 55 anos da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). O longa-metragem Que bom te ver viva (1989 – Dir: Lúcia Murat) tem exibição no dia 8, às 14h e às 19h. Após o filme, a conversa será com a cineasta Lúcia Murat.

O documentário Formigueiro (2018 – Dir: Carlos Canedo) será exibido no dia 15. O diretor do filme, advogado popular e mídialivrista, Carlos Canedo, conversa com o público ao fim da exibição. Já o filme O Segredo de Kate (1986 – Dir: Arthur Allan Seidelman) é um dos dois longas internacionais que integram a programação de outubro do Sesc Piracicaba. A exibição integra do Experimenta e acontece no dia 22, às 19h. O outro é Hanami – Cerejeiras em Flor (2008 – Dir: Doris Dörrie), que faz parte do Cinema & Psicanálise e será exibido numa sexta-feira, dia 25, às 19h.

O Cineclube de outubro termina com um curta sobre a experiência de um cego como cineasta, o filme Escute… (2015 – Dir: Manoela Meyer), que será exibido no dia 29, às 20h; e no dia 30, às 14h. A exibição será seguida de bate-papo com profissionais da ONG Avistar.

Cineclube

O Mercado de Notícias

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rMBj7kBTgZk

BRA, 2014, 94′

Dir: Jorge Furtado

Elenco: Leandro Fortes, Geneton Moraes Neto e Bob Fernandes.
Jornalistas renomados discutem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica “O Mercado de Notícias”, de Ben Jonson. Uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século 17, até os dias de hoje. Exibição seguida de bate-papo com Leandro Fortes, jornalista, professor e escritor. Atividade integra as comemorações dos 55 anos da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba.

Dia 1, terça, 19h.

Teatro. Grátis. 10 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Que bom te ver viva

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vCpjSgqFfHU

BRA, 1989, 100′

Dir: Lúcia Murat

Elenco: Irene Ravache, Criméia Schmidt e Maria Luiza Garcia Rosa.
Ex-presas políticas da ditadura militar brasileira analisam como puderam enfrentar as torturas e prisões, relatando as situações e como sobreviveram a esse período, onde delírios e fantasias são recorrentes. O filme intercala cenas documentais com um monólogo ficcional, que é uma amálgama dos relatos e das memórias dessas corajosas mulheres. Exibição seguida de bate-papo com a cineasta Lúcia Murat.

Dia 8, terça, 14h e 19h.

Teatro. Grátis. 10 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Formigueiro
BRA, 2018, 30′

Dir: Carlos Canedo

Traficantes, ladrões, assaltantes, marginais e vagabundos são alguns dos adjetivos usados para definir os moradores das favelas isolados pela sociedade a sua volta. Na ocupação Vila Soma, em Sumaré (SP), isso não é diferente. O documentário mostra quem são essas pessoas e como se organizam dentro da maior ocupação por moradia no estado de São Paulo, com aproximadamente 10 mil pessoas. Exibição seguida de bate-papo com Carlos Canedo, advogado popular e mídialivrista.

Dia 15, terça, 19h.

Teatro. Grátis. 10 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

O segredo de Kate

(Kate’s secret)

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=zPchTD3xw4Q&t=4s

EUA, 1986, 100′

Dir: Arthur Allan Seidelman

Elenco: Meredith Baxter, Ben Masters e Edward Asner.

Casada com um bem-sucedido advogado, Kate é uma bela dona de casa que aparentemente tem uma vida perfeita. Mas ela esconde sua compulsão pela prática de exercícios físicos e um longo histórico de distúrbios alimentares. A atividade integra a programação do projeto Experimenta.

Dia 22, terça, 19h.

Teatro. Grátis. 10 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Escute…
Filme: https://www.youtube.com/watch?v=Flt-pri8kI0

BRA, 2015, 25′

Dir: Manoela Meyer

A experiência de um cego que é cineasta. O casal com deficiência visual que não vê qualquer impedimento para deixar de frequentar salas de cinema. A sensibilidade para sonorizar filmes sem enxergar. Este é um documentário sobre percepções de pessoas com deficiência visual a respeito de estética, imaginação e sentimentos no cinema. Exibição seguida de bate-papo com profissionais da ONG Avistar.

Dias 29, terça, 20h e 30, quarta, 14h.

Teatro. Grátis. 10 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Sala Sesc de Cinema

 

O amigo do rei

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3sqPOSR4SIo

BRA, 2019, 142′

Dir: André D’Elia

Elenco: Luciano Chirolli, Rafael Golombek e João Signorelli.

Misturando-se entre o documental e o ficcional, o maior crime ambiental da história do Brasil é explorado através de suas mais variadas perspectivas. Tratando do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, o deputado federal Rey Naldo, mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima.

Dia 6, domingo, 17h.

Teatro. Grátis. 12 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Estou me guardando para quando o carnaval chegar

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ms84S1JTAYg

BRA, 85′

Dir: Marcelo Gomes

Elenco: Romain Duris, Laure Calamy e Laetitia Dosch

Na cidade de Toritama, considerada um centro ativo do capitalismo local, mais de 20 milhões de jeans são produzidas anualmente em fábricas caseiras. Orgulhosos de serem os próprios chefes, os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas.

Dia 13, domingo, 17h.

Teatro. Grátis. 10 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Turma da Mônica: Laços

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Mjz_IqLtI58

BRA, 2019, 97′

Dir: Daniel Rezende

Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo

Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desapareceu. Ele desenvolve um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fieis amigos: Mônica, Magali e Cascão. Juntos, irão enfrentar desafios e viver grandes aventuras para levar Floquinho de volta para casa.

Dia 20, domingo, 17h.

Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Deslembro

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iOqRs81YdeU

BRA, FRA, QAT, 2019, 96′

Dir: Flavia Castro

Elenco: Jeanne Boudier, Hugo Abranches e Arthur Raynaud

Joana é uma adolescente que se alimenta de literatura e rock. Ela mora em Paris com a família, quando a anistia é decretada no Brasil, final de 79. De um dia para o outro, e a sua revelia, organiza-se a volta para o país do qual mal se lembra. No Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS, seu passado ressurge. Nem tudo é real, nem tudo é imaginação, mas ao lembrar, Joana escreve sua própria história.

Dia 27, domingo, 17h.

Teatro. Grátis. 14 anos.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Cinema & Psicanálise

Hanami – Cerejeiras em Flor

(Kirschblüten – Hanami)

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=msMmCQdzMnk

GER, 2008, 126′

Dir: Doris Dörrie

Elenco: Hanelore Elsner, Elmar Wepper.

Trudi vive um dilema, já que é a única pessoa a saber que seu marido Rudi tem uma doença em estágio terminal e precisa decidir se vai contar a ele ou não. O médico sugere que eles façam algo juntos, como realizar um velho sonho.
Dia 25, sexta, 19h.

Teatro. Grátis. Livre.

Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Informações sobre o evento

Datas e horários

01/10/2019–29/11/2019

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta