Contação de história e brincadeiras

02.2019 – Literatura – No longe dos Gerais – 2

Foto: Divulgação

No mês de fevereiro o projeto Caleidoscópio do Sesc Piracicaba, que traz atividades artísticas para as crianças em diferentes linguagens e priorizam a participação e expressão corporal,  acontece nos dias 3, 10, 17 e 24, aos domingos, às 11h.

Iniciando o projeto no domingo 3, a contação de histórias “No longe dos Gerais”, com a Cia. do Liquidificador e o Coletivo Entrelinhas. Baseado na história de Nelson Cruz contam a jornada que serviu de inspiração à obra de João Guimarães Rosa, onde a personagem sai em viagem seguindo uma boiada pelo interior de Minas Gerais. Misturando ainda dois contos do autor, “A menina de lá” e “Famigerado”, o facilitador gráfico propõe novas narrativas e leituras por meio dos desenhos propostos pelo público.

Para o domingo, 12, a oficina, “Canto, ritmo e movimento” através da percussão instrumental e corporal, gesto e movimento, convida os participantes a experimentar e desenvolver elementos da linguagem musical como: melodia, ritmo, andamento, parâmetros sonoros como intensidade, duração, altura e timbre. Tudo isso é proporcionado num ambiente de muita ludicidade e diversão. A metodologia adotada está fundamentada na proposta do educador musical E. J. Dalcroze. A atividade será ministrada por Lucas Bueno Dias.

“Brincadeiras Musicais”, no domingo 17, propõem desenvolver a linguagem musical dos participantes através de jogos e brincadeiras conhecidas do publico, como o Morto Vivo, porém adaptadas para uma proposta totalmente musical. Além das adaptações outras foram desenvolvidas e criadas a fim de permitir a assimilação de diversos elementos desta linguagem de maneira colaborativa e divertida.

No domingo 24, baseado no conto “A Menina e o Pássaro Encantado”, de Rubem Alves, o Grupo Manuí encerra a programação com uma contação que passeia pelas paisagens e sonoridades brasileiras. O pássaro encantado voa para cada canto do Brasil e quando volta traz uma música, um mito ou uma brincadeira do lugar por onde passou. Cada vez que o pássaro volta suas penas têm cores diferentes.

Além destas atividades, o Sesc tem também o Espaço Lúdico aos sábados e domingos, sempre às 14h. O espaço é planejado e destinado à valorização do brincar, promove brincadeiras, contação de histórias, jogos, pintura, entre outras atividades artísticas. Para este mês, dominó, colagem de barbate e quadrado mágico estão entre as brincadeiras previstas. A participação é aberta ao público e crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas por um responsável.

Informações sobre o evento

Datas e horários

03/02/2019–24/02/2019 11:00

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta