Este evento já ocorreu

Sesc promove oficinas e vivências ecológicas para crianças

clip_image004

O Sesc Piracicaba realiza neste mês de janeiro diversas atividades educativas do projeto Naturezas do Saber, programação especial que contempla oficinas educativas, horta e vivências durante o período de férias escolares. A programação completa está disponível no site sescsp.org.br/piracicaba

A Praça Viva é uma estrutura com brinquedos integrados à natureza do artista e educador Guilherme Teixeira que ficará instalada na unidade até o final de fevereiro na Praça da unidade. A proposta é estimular a criatividade, autoconfiança, o brincar livre e a capacidade criativa das crianças até 12 anos, acompanhadas por seus pais ou responsáveis.

Entre as peças estão a Caixa de Areia e o Paliteiro Vivo, uma estrutura feita com troncos de madeira na vertical e na horizontal, para brincar de caminhar, equilibrar e co-criar.

O espaço funcionará de terça a sexta, das 14h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. “São estruturas despertam a imaginação e criatividade das crianças. A proposta é formar um espaço integrado para as crianças com a natureza e que permita a interação, sempre com a participação dos pais ou responsáveis”, explica Luiza Oliveira, agente de Educação Ambiental do Sesc Piracicaba.

A atividade Criança Natureza será realizada nos dias 9, 15, 16, 22 e 23, quartas e quintas, a partir das 16h30, com a professora de Educação Infantil Dani Farto. As oficinas são direcionadas para crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsável. As vagas são limitadas e haverá entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

A oficina Horta em caixotes será o destaque da programação nos dias 11 e 12, sábado e domingo, das 14h30 às 16h30. Durante a atividade, os caixotes de madeira se tornarão uma opção de uma horta em pequenos espaços. A orientação será dos educadores ambientais Samantha Kauling e João Pedro Novaes. A oficina tem classificação de 10 anos, com entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

Já a oficina Criar e Brincar será realizada nos dias 18 e 19, sábado e domingo, das 14h30 às 17h, na Praça, com orientação do artista e educador Adilson Morais, e vai estimular a imaginação e contato com a natureza para a criação de brinquedos com o uso de materiais reutilizáveis e elementos naturais. A atividade é livre, com entrega de senhas 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

A vivência Paliteiro será realizada nos dias 21 e 24 e convida as crianças de 7 a 12 anos, com pais e responsáveis, para a construção de um trepa-trepa vivo com elementos naturais, uso de cordas e tecidos, com o artista visual e educador Guilherme Teixeira.

Já nos dias 25 e 26 (sábado e domingo), das 14h30 às 17h, arte e ecologia fazem parte das vivências com abelhas nativas conduzidas pelos idealizadores do projeto Abelhas do Brasil, Adriana Tiba e Julio Pupim. No dia 25, a atividade vai abordar a criação e instalação de abrigo coletivo para abelhas solitárias, mostra de serigrafia com ilustrações de abelhas em tocos de madeira, varal de desenhos e bate-papo. No dia 26, haverá troca de ideias sobre abelhas nativas, exposição de ninhos de abelhas solitárias e construção de ninhos em argila com elementos da natureza.

 

Programação I Naturezas do Saber

 

Praça Viva

Espaço com estruturas brincantes integradas à natureza, voltado às crianças de 0 a 12 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Terça a sexta, 14h às 21h.

Sábados e domingos, 10h às 17h30.

Praça. Grátis. Livre.

 

Criança e Natureza

Os encontros objetivam a interação das crianças com o espaço natural, propiciando o afeto com a natureza por meio do brincar, da criação artística e imaginativa, com uso de elementos naturais. Com Dani Farto, pedagoga e professora de educação infantil.

Dia 9: Coleta divertida

Gravetos, flores e folhas vão compor um aramado especial para valorizar a interação com os elementos naturais.

Dia 15: Praia em Pira?

A sensação de estar na areia do mar explorando conchinhas, caracóis e castelos de areia farão parte das possibilidades brincantes.

Dia 16: Pedras decorativas

Ampliação do repertório de registros dos desenhos das crianças, valorizando o interesse de criação.

Dia 22: Criação e sensação

Colar natural, centopeia especial e bandejas sensoriais fazem parte das vivências.

Dia 23: Varal para explorar

Diferentes materiais irão compor um tecido pintado através das interações das crianças e suas brincadeiras.

Quartas e quintas, 16h30 às 18h.

Praça. Grátis. Recomendado para crianças até 6 anos, acompanhados do responsável.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

 

Oficina
Horta em caixotes

Encontrados facilmente em supermercados e feiras, a reutilização de caixotes de madeira é uma boa opção para quem busca ter uma horta em pequenos espaços e se deliciar com uma mistura de aromas, sabores e sentidos. Com os educadores ambientais Samantha Kauling e João Pedro Novaes.

Dia 11 e 12, sábado e domingo, 14h30 às 16h30.

Praça. Grátis. 10 anos.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

 

Oficina

Criar e Brincar

O simples e o belo se unem para propiciar momentos de criação, imaginação e divertimento na natureza, com uso de materiais reutilizáveis e elementos naturais. Com Adilson Morais, artista e educador.

Dia 18 e 19, sábado e domingo, 14h30 às 17h.

Praça. Grátis. Livre.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

 

Vivência

Paliteiro

Participe da ativação do brinquedo paliteiro, um trepa-trepa vivo que por meio da construção coletiva, com elementos naturais, uso de cordas e tecidos, se transforma e se reinventa a cada momento. Com Guilherme Teixeira, artista visual e educador.

Dia 21 e 24, terça e sexta, 15h30 às 18h.

Praça. Grátis. Para crianças de 7 a 12 anos acompanhadas dos responsáveis.

 

Oficina
Abelhas Nativas

Arte e ecologia fazem parte das vivências com abelhas nativas conduzidas pelos idealizadores do projeto Abelhas do Brasil, Adriana Tiba e Julio Pupim.

– Dia 25: Criação e instalação de abrigo coletivo para abelhas solitárias, mostra de serigrafia com ilustrações de abelhas em tocos de madeira, varal de desenhos e bate-papo.

– Dia 26: Troca de ideias sobre abelhas nativas, exposição de ninhos de abelhas solitárias e construção de ninhos em argila com elementos da natureza.

Sábado e domingo, 14h30 às 17h.

Praça. Grátis. Livre.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

 

Oficina
Ciência no Jardim

A cada encontro uma abordagem diferente sobre o mundo natural. Com Luiza Oliveira, agente de Educação Ambiental do Sesc Piracicaba.

De 1 / 2 a 16/2, sábados e domingos, 14h30 às 17h.

Praça.Grátis. Livre.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

Informações sobre o evento

Datas e horários

09/01/2020–16/02/2020

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta