Este evento já ocorreu

3ª Semana de Leitura no SENAC

SENAC 70 ANOS (34)

Foto: Divulgação

Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis.  Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa. Sob a temática Filmes e Séries Inspiradas em Livros, a 3ª edição da Semana Senac de Leitura será realizada de 23 a 28 de abril, em toda a rede Senac São Paulo. Ao todo, 60 unidades da instituição, incluindo os três campi do Centro Universitário Senac – em Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior –, vão oferecer palestras, oficinas e workshops gratuitos à comunidade, juntamente daFeira de Troca de Livros.

Em Piracicaba, o tema principal da iniciativa será a série 13 Reasons Why, que se tornou um fenômeno no serviço de streaming Netflix. Produzida a partir do livro de mesmo nome, o trabalho aborda o bullying e todas as graves consequências que a prática pode causar em crianças e adolescentes em idade escolar.

Para debater o assunto, a instituição promoverá, no dia 23 de abril, o bate-papo Bullying, Precisamos Conhecer os seus Efeitos, com mediação de Fábio Henrique Ramos, cientista social, mestre em educação, sexólogo, contador de histórias profissional e pós-graduado em economia solidária e tecnologia. Na conversa, o bullying nas mídias digitais e as suas causas no ambiente escolar serão discutidos.

No dia 24 de abril, ocorre a roda de conversa O que Podemos Aprender com a Série 13 Reasons Why?, que irá dialogar com os participantes os efeitos do bullying nas pessoas, baseando-se nas observações da série. Mediam a atividade a psicóloga Ana Paula Petroni Tacetti Rossi, a educadora Natália Moura Lopes Martins e a publicitária Adriana Mota.

Já dia 27de abril, a Companhia Turma 10, formada por ex-alunos do curso Técnico em Teatro do Senac Piracicaba, apresenta a peça Museu das Grandes Novidades, que tem a direção de Ana Paula Ibañez e produção de André Martins. A montagem aborda a intolerância e aproveita o tema para conversar com o público.

O evento contará ainda com uma réplica do quarto de Hannah Baker, personagem principal de 13 Reasons Why. A reprodução foi desenvolvida por alunos do curso Técnico em Design de Interiores e conta com diversos objetos que remetem à série. Vídeos com dramatizações sobre o bullying, produzidos pelos alunos do programa Aprendizagem, também serão exibidos.

Feira de Troca de Livros

Além de todas essas atividades, a 3ª Semana Senac de Leitura terá também a tradicional Feira de Troca de Livros e gibis. Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. A troca acontece de livro por livro e de gibi por gibi. Em caso de dúvidas, um monitor do Senac auxiliará o público.

“A Semana Senac de Leitura tem como proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos. Para fortalecer essa iniciativa, a Feira de Troca de Livros e gibis é peça fundamental nesta iniciativa, pois incentiva as pessoas a conhecerem novas obras e outros gêneros literários”, afirma João Carlos Góia, gerente do Senac Piracicaba.

Informações sobre o evento

Datas e horários

23/04/2018–28/04/2018  Detalhes da programação 

Local

SENAC Piracicaba

Rua Santa Cruz , 1148

CEP 13419-030

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis

Programação

Clique nos itens abaixo para expandir

Horário

14:00 — 16:30

Atrações

Bate-papo - Bullying, Precisamos Conhecer os seus Efeitos

Data: 23 de abril de 2018

Horário: segunda-feira, das 14 horas às 16h30

Horário

14:00 — 16:30

Atrações

Roda de conversa - O que Podemos Aprender com a Série 13 Reasons Why?

Data: 24 de abril de 2018

Horário: terça-feira, das 14 horas às 16h30

Horário

19:30 — 21:00

Atrações

Apresentação teatral - Museu das Grandes Novidades

Data: 27 de abril de 2018

Horário: sexta-feira, das 19h30 às 21 horas

Horário

08:00 — 21:00

Atrações

Feira de Troca de Livros, Ambientação e Exibição de Vídeos

LocalBiblioteca do Senac Piracicaba

Data: de 23 a 28 de abril de 2018

Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e sábado, das 8 às 14 horas

 

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta