Este evento já ocorreu

Ciclo de diálogos discute relações entre Educação, Ética e diversidade nos dias atuais

Encontro abordará desafios da educação na contemporaneidade FOTO RAFAEL BITENCOURT

A Fazer Pensar – Formação de Pessoas realiza no dia 12 de setembro (terça-feira), o segundo encontro do Ciclo LivrePensar 2017, que busca dialogar sobre os desafios da educação na contemporaneidade. Na data, as discussões abordarão a “Ética e Diversidade” e são voltadas a educadores, pais e interessados na temática de uma forma geral. O evento acontece na Rua do Rosário, 700, em Piracicaba, com início às 19h. Inscrições e informações sobre valores estão disponíveis  no site Fazer Pensar.

O objetivo é estabelecer diálogos, momentos de produção, troca e disseminação de conhecimentos. “Assim, pretendemos colaborar com o aprendizado e com a formação de pessoas, para que estejam aptas a atuar de maneira ética, comprometida e responsável em uma sociedade em constante transformação”, explica o educador e filósofo Prof. Dr. Helio Hintze, idealizador do ciclo.

“Como a escola prepara os alunos para os desafios da vida? E o racismo e as violências contra a mulher, idosos e minorias? A sexualidade é abordada? A educação precisa ensinar a conviver com o diferente, tendo sempre respeito, solidariedade e cidadania”, afirma o idealizador.

ÉTICA E DIVERSIDADE – O intuito do encontro é a apresentar os conceitos de Ética e sua relação com a Educação, além  explorar os desafios de se educar num mundo que está descobrindo cada vez mais a diversidade e enfrentar os preconceitos, trabalhando assim a compreensão humana.

“Precisamos criar condições para que nossos estudantes pensem, aprendam, questionem, sejam cidadãos. É preciso formar pessoas que pensem, sintam e ajam diferentemente, não apenas anseiem por fórmulas e reproduzam conteúdos”, completa Helio Hintze.

SABORES E MÚSICA – Durante os encontros do Ciclo, acontecem ações do projeto “Sabores e saberes: educação para o gosto”. Desenvolvido pela educadora gastronômica Gabriela Brucoli, o projeto une educação e alimentação por meio de abordagem socioeducativa.

“O saber (conhecimento) precisa ter sabor (significado). A educação de transferência e de conteúdo que temos visto hoje em dia, não tem sabor, não produz prazer nos educandos. Nossa ideia é, a partir da alimentação como elemento da cultura, como fator fundamental para a saúde e como fator de socialização, produzir uma série de significados sociais, que auxiliam imensamente no processo educativo”, completa Hintze.

Parafraseando os dizeres de Nietzsche, “sem música, a vida seria um erro”, sem música a Educação não pode tocar e, assim, o maestro Luis Fernando Dutra confirma presença no ciclo com sua Educação Musical e o som de seu violino em apresentações ao longo do encontro.

Informações sobre o evento

Datas e horários

12/09/2017 19:00

Local

ACIPI

Rua do Rosário , 700

CEP 13400-183

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Valores: consulte o organizador
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta