Este evento já ocorreu

Esalq realiza a Semana do Meio Ambiente 2019

Semana do Meio Ambiente 2019

De 5 a 8 de junho, acontecerá na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), a “Semana do Meio Ambiente 2019”. O evento é voltado à comunidade de Piracicaba e à comunidade interna do campus “Luiz de Queiroz”. As atividades ocorrerão das 8h às 18h, em diferentes espaços da Esalq.

A atividade tem o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, incentivar adoção de práticas ambientalmente mais adequadas, divulgar as ações socioambientais desenvolvidas no campus “Luiz de Queiroz” e apoiar o desenvolvimento do projeto temático da Esalq, que em 2019 tem como tema “Brasil, esperança alimentar do futuro”, baseado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Programação:

Quarta-feira – 05 de junho

11:00 – 13:00 –  Abertura Oficial da Semana na Praça de Convivência ao lado do novo restaurante universitário do campus –  música ao vivo e exposições socioambientais.

14:30 – 17:00 – Incentivo à leitura: Oficina Circulando Livros e Saberes, no Centro de Vivência.

15:00 – 17:00 – Mesa redonda “Desafios para o fortalecimento da agricultura em Piracicaba”, com representantes da Sema, Cati e da Esalq e moderação da vereadora Nancy Thame. Atividade organizada em conjunto com o Cerimonial da Esalq, na Sala da Congregação, Edifício Central.

Quinta-feira – 06 de junho

8:00 – 10:00 – Visita guiada ao Hidrofitotério: Conhecendo as PANCs –  Produtos Alimentícios Não convencionais – enfoque em plantas aquáticas, no Hidrofitótério/LCB.

10:00 – 12:00 – Atividade com o GADE sobre as APPs do campus: Produção de Floresta, Água e Alimento. Abordagem teórica sobre a atuação do grupo com a Restauração Florestal no campus e sua importância para a conservação dos Recursos Naturais e possível produção de alimentos, na Colônia Central, sala 72.

14:00 –  17:00 – Atividade com o Pangea: Visita à Casa da Florestavisita para conhecer a sede da instituição, incluindo o herbário e laboratório de fauna e realizar uma roda de conversa sobre gestão ambiental para fins de certificação. Saída em frente ao Prédio Central.

14:00 – 16:00 – Atividade com o Programa Ponte: Rios descobertos: conhecendo os rios de Piracicaba. Atividade de sensibilização e reflexão sobre os rios que estão por toda parte, inclusive embaixo das ruas que passamos todos os dias. Um convite para pensar sobre o acesso à água e suas problemáticas no estado de São Paulo, no Centro de Vivência.

14:00  –  17:30 – Visita guiada com o Gade –  Grupo de Adequação Ambiental do campus –  visita as APPs do campus para identificar áreas com diferentes níveis de Sucessão Ecológica. Saída em frente ao Edifício Central.

16:00 às 18:00 – Atividade I com o Lemac e Geco: Apresentação sobre as Seriemas da Esalq, atrás do Edifício Central.

Sexta-feira – 07 de junho

8:30 – 10:00 – Atividade com o Lemac e Geco: Palestra dos dados sobre as Seriemas e sobre Ciência Cidadã, na Colônia Central, sala 72.

10:00 – 12:00 – Exposição sobre os projetos e atividades interativas do USP Recicla para a comunidade, em frente ao Centro de Vivência.

13:00 – 16:00 – Atividade com o Gepem: Frutos da floresta tropical. A Floresta Tropical é rica em diversidade e tem capacidade de produção de diversos frutos para alimentação humana, com apresentação dos mais variados frutos e produtos que se pode obter da Floresta Tropical brasileira, na Colônia Central, sala 72.

14:00 – 16:00- Atividade com o Gepura – A água invisível na produção de alimentos, em frente ao Centro de Vivência.

15:00 – 17:00 – Atividade sobre Ecofeminismo, saúde da mulher e da terra, no Centro de Vivência.

Sábado – 08 de junho

8:00 – 12:00 – Feira de exposição e atividades dos grupos socioambientais do Campus Luiz De Queiroz, ao lado do Edifício Central do campus com os grupos:  Nheengatu: Agrobiodiversidade no prato: um estudo sobre PANCs; Hidrofitotério, Gade, Plano Diretor Gt Emissões e Mobilidade, USP Recicla, Gepura, Circulando Livros e Saberes

Ocorrerá ainda, uma vivência com o grupo Nheengatu: Agrobiodiversidade no prato: um estudo sobre PANC, que apresentará um circuito didático pedagógico sobre plantas alimentícias não convencionais, produção e colheita, principais informações a respeito de PANCs em uma visão agroecológica. Ao final, será mostrado como preparar alguns pratos e degustaremos algumas espécies de PANCs.

Informações sobre o evento

Datas e horários

05/06/2019–08/06/2019 08:00–18:00

Local

ESALQ

Avenida Pádua Dias , 11

CEP 13418-900

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta