Este evento já ocorreu

Fatep promove Ciclo de Estudo em Recursos Humanos

O curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) reunirá importantes profissionais para palestrarem durante o Ciclo de Estudos de RH. Realizada pelo segundo ano consecutivo, a semana ocorrerá de 7 a 11 de maio, na Sala de Atividades do Pátio da instituição de ensino. O objetivo é preparar os estudantes para o mercado de trabalho e apresentar as novidades do setor implantadas nas organizações.

Com o tema Desafios e Tendências: um novo olhar sobre o mercado de trabalho, a programação começa na segunda-feira, dia 7, às 19h20, com palestra de Orfeu Garcia Scarinci, administrador e especialista em gestão de pessoas. “Gestão da Diversidade: estratégias para promover a inclusão e os resultados” abordará como trabalhar as diferenças em busca de melhores condições de trabalho no cotidiano das organizações.

Para encerrar a primeira noite do Ciclo de Estudos de RH da Fatep, às 21h15, o jornalista Vieira Junior falará sobre “RH e sustentabilidade: uma questão estratégica”. O objetivo é mostrar que gerir bem pessoas e recursos tem se tornado, cada vez mais, uma questão estratégica e de sobrevivência para as organizações. Em um mundo que grita por soluções urgentes na esfera ambiental, social e econômica, as pessoas têm assumido gradativamente o foco central das ações nas empresas, que já perceberam: não se mantém um negócio sem sustentabilidade e é impossível ser sustentável sem o envolvimento do ser humano.

No dia 8, às 19h15, Ricardo Fedrizzi, especialista em gestão de pessoas, explicará “Como manter a cultura viva dentro da empresa”, uma dinâmica necessária para envolver todos os profissionais no processo de crescimento de qualquer negócio. Na sequência, às 21 horas, o Life Coach Leandro de Assis Arthur falará sobre “Gestão de Carreira, Gestão de Tempo e Competência”, numa abordagem a respeito dos métodos de gestão, seis dicas para procrastinação, Teoria DISC (Coaching) e o valor do tempo.

Na quarta-feira (9), às 19h15, o Ciclo de Estudos de RH recebe a psicóloga Regiani Mello. A profissional envolverá os alunos nos “Desafios e tendências para o desenvolvimento do RH”, palestra para refletir as questões que contribuírem com o desenvolvimento das pessoas e a competitividade das empresas.

Duas palestras motivam os estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatep na quinta-feira (dia 10). Na primeira, às 19h15, será a vez do tema “Avanços tecnológicos: como a tecnologia e a inteligência artificial modificam o cenário em RH”. Ministrado pelo consultor de empresas Cláudio Silvestre, o assunto super importante nesta época digital avaliará como a tecnologia impacta as atividades da área de recursos humanos e muda as atividades desde o recrutamento, manutenção, desenvolvimento e movimentação das pessoas nas empresas.

O Ciclo de Estudos de RH também abre espaço para alunas e ex-alunas da Fatep como forma de interagir com os estudantes e também apresentar as experiências da profissão. Em “Papo de RH”, às 21 horas, Juceliane Rodrigues, graduada em 2017, e Talita Esteves, estudante do 4º semestre do curso, darão dicas de como se posicionar na área de recursos humanos e no mercado de trabalho.

Para finalizar o Ciclo de RH da Fatep, Grazielle Moraes, Jeniffer Fernando e Mariane Bueno, também estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatep, no segundo e terceiro semestres, falarão da “Motivação para a vida”, comportamento positivo para enfrentamento das adversidades. A experiência será apresentada na sexta-feira (11), às 19h15.

Com o mesmo objetivo dos eventos anteriores, o Ciclo de Estudos em RH prioriza o engajamento dos alunos na realidade da área. “Diante de um novo comportamento na contratação de colaboradores e da atuação do profissional de RH, que deixou de ser apenas um recrutador, precisamos preparar os alunos para enfrentarem todos os desafios”, diz Tânia R. Silvestre, coordenadora e professora do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatep. “Por isso, os palestrantes falarão diversos assuntos que juntos traçarão o perfil de como nossos estudantes devem ser e agir nos cargos que ocuparem, sempre focados no aprendizado da faculdade”, completa.

O professor Marcos Antonio de Lima, diretor-mantenedor da Fatep, reforça a necessidade do Ciclo de Estudos em RH como ferramenta para melhorar o conhecimento dos alunos, os relacionamentos corporativos e promover a inserção no mercado de trabalho. “Além dos importantes palestrantes, vale ressaltar a presença das nossas alunas que contribuirão com suas experiências durante o ciclo. Seus temas incentivarão o público, fortalecendo a missão da Fatep em ser uma faculdade que vai além de ensinar. Uma instituição que abre suas portas para, também, aprender”.

EVENTOS PARALELOS

O Ciclo de Estudos em RH da Fatep também contará com sorteios de brindes, entrega de certificados parciais aos alunosconcluintes do 2º e 3º semestres, conferindo-lhes certificações em Analista de Clima Organizacional e Supervisor de Recursos Humanos, e confraternização de encerramento com estudantes do curso. O documento é um diferencial da Fatep por oferecer, entre outras vantagens, a possibilidade do aluno pleitear promoções de cargo nas mais diversas áreas.

SOBRE OS PALESTRANTES

Orfeu Garcia Scarinci é administrador de empresas pela Universidade Estadual de Londrina, pós-graduado em Gestão Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Sócio Econômicas (Inbrape), Pedagogo Empresarial pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e especialista em processos de Dinâmica de Grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Carreira em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de gestão, desenvolvimento sustentável e recursos humanos.

Vieira Junior é jornalista, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Atua desde 2010 nas áreas de comunicação e relacionamento empresarial estratégico, já tendo atuado em empresas como Votorantim, Fibria, FGV, Consórcio PCJ, Agência de Bacias PCJ e Agência Reguladora do Saneamento. Atualmente, é Analista de Responsabilidade Social da OJI Papéis Especiais. Também é autor do livro “A História da Educação Ambiental nas Bacias PCJ”, publicado em 2017; é júri do Prêmio Latinoamérica de Sustentabilidade e ganhador do prêmio Losso Neto de Jornalismo, conferido pelo Jornal de Piracicaba, com o trabalho “Jornalismo como Ferramenta de Formação e Educação Ambiental”.

Ricardo Fedrizzi é formado em Ciências Contábeis, especialista em Gestão de Pessoas, Gestor de Pessoas há 20 anos na Santa Casa de Piracicaba – hospital de alta complexidade, referência Regional com aproximadamente 1850 funcionários, empresário, ex-coordenador de curso de Ciências Contábeis, professor de graduação e pós-graduação, Membro da Comissão Científica do Sindicato das Santa Casas e Hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo, Personal e Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Leandro de Assis Arthur é graduado em Administrador de Empresas pelo ISCA Faculdades em Limeira; MBA em Gestão Empresarial pela FGV em Piracicaba; Formado em PCC – Professional Coach Certification Analista Comportamental (Metodologia DiSC) pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e Hrtools, Life Coaching – Line Coaching, possui experiência de 20 anos na Indústria, atualmente como Supervisor da Qualidade e outros cursos online: Marketing Digital, Marketing Pessoal, Empreendedorismo, Aprendendo a Empreender, Liderança e Inglês.

Regiani Mello é psicóloga, formada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e assistente social pela Faculdade de SS de Piracicaba. Possui pós-Graduação em Administração de RH (INPG); em Psicopedagogia (CEUNSP) e MBA executivo em Marketing (ESPM).  Durante toda carreira atuou na área de RH, tendo passado por empresas nacionais e multinacionais.  Atualmente, atua como Business Partner de RH em uma empresa Multinacional Americana e juntos a áreas de negócios, sendo responsável pela definição de estratégias de RH que suportem as estratégias organizacionais; realização de diagnósticos e propostas de ações, Plano de desenvolvimento e retenção de Talentos; Plano sucessório, Desenvolvimento Organizacional; Consultoria em assuntos da área de RH, Coaching para Lideranças em gestão de RH; Gestão de clima Organizacional; Design e Redesign Organizacional, Gerenciamento de Mudanças.

Claudio Silvestre é graduado em Ciência da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba, MBA em Gestão de Marketing pela ESAMC e MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. Foi professor universitário por sete anos nas disciplinas de Inovação Tecnológica, Fundamentos de Marketing, Marketing Global e Negócios na Internet nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção na Uniesp Tietê. Professor convidado em MBAs de Gestão de Pessoas, nas disciplinas de Comunicação Empresarial e Liderança. Sua carreira foi desenvolvida como gestor e consultor de serviços por mais de 20 anos em empresas como IBM, Caterpillar e Ericsson. Possui vasta vivência em recrutamento e seleção, assesment, treinamento e gestão de equipes internacionais no ambiente de prestação de serviços. Em 2001 fundou a Silvestre Consultoria e apoia cooperativas e empresas de médio porte nas áreas de treinamentos comportamentais e gestão de pessoas. Atualmente, integra a equipe de suporte a sistemas corporativos de 42 unidades da Caterpillar no mundo, atuando principalmente com Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica e França.

Juceliane Rodrigues graduou-se em Gestão de Recursos Humanos em 2017 e Talita Esteves é estudante do 4º semestre do Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba).

Grazielle Moraes, Jeniffer Fernando e Mariane Bueno são estudantes do Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), terceiro e segundo semestres.

fatep

Informações sobre o evento

Datas e horários

07/05/2018–11/05/2018

Local

Fatep

Avenida Rio Claro, 290

Areião

CEP 13414-04

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta