Este evento já ocorreu

Projeto ambiental oferece cursos gratuitos de podcast e vídeos para internet

Bruno Garcia, Rachel Trovarelli e Rafael Bitencourt – Foto Projeto Ecoar

Bruno Garcia, Rachel Trovarelli e Rafael Bitencourt. (foto: Projeto Ecoar)

O “Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos” está com inscrições abertas, até o dia 3 de julho, para cursos gratuitos de podcasts e vídeos para a internet. Ambas as formações acontecem no formato semipresencial – com aulas online e um encontro presencial em cada curso – entre os meses de julho e setembro. As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/ecoarpiracicaba ou pelo link disponível na biografia do Instagram do projeto: @ecoarpiracicaba.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) e Aiôn Socioambiental, com apoio da Tempo D Comunicação e Cultura e Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP.

As formações de ambas as linguagens são baseadas na educomunicação e têm como tema consumo consciente e resíduos sólidos. Serão abordadas ferramentas de produção de roteiro, captação e edição, além de ensinamentos sobre educação ambiental, intervenção socioambiental e transformação social.

Características dos cursos

O curso de podcast acontece às terças-feiras, das 19h às 21h30, com aulas online entre os dias 26 de julho e 20 de setembro. Haverá, ainda, um encontro presencial, em um sábado, na cidade de Piracicaba, além de tutorias e videoaulas complementares.

Já o curso de vídeos para internet acontece às quintas-feiras, também das 19h às 21h30, com aulas online entre os dias 28 de julho e 22 de setembro. A estrutura é a mesma, com um encontro presencial, em um sábado, na cidade de Piracicaba, além de tutorias e videoaulas complementares.

Os inscritos passarão por um processo de seleção, em que será dado prioridade para pessoas que moram em Piracicaba, preferencialmente, em diferentes regiões do município. Não há limite de idade, mas é necessário ter alguma familiaridade com ferramentas básicas de tecnologia, como internet e smartphones e ter interesse pela área socioambiental.

Compõem a equipe do projeto Ecoar: Rachel Trovarelli (gestora ambiental e doutora em ciências ambientais), Rafael Bitencourt (jornalista e educomunicador) e Bruno Garcia (engenheiro e educador ambiental).

“Ambos os cursos visam formar pessoas para atuarem no campo socioambiental por meio da educomunicação. A produção coletiva e educadora de vídeos e podcasts tem como objetivo dar voz e mobilizar as comunidades em que vivemos para realização de intervenções socioambientais de maneira a transformar esses territórios. Estamos buscando caminhos para construir sociedades mais sustentáveis e justas, partindo da temática resíduos sólidos e consumo consciente. Ao longo dos cursos, trabalharemos com videoaulas, atividades de reflexão e diálogos em grupos e atividades práticas”, explica Rachel Trovarelli, coordenadora do projeto pela Aiôn Socioambiental.

Serviço

Inscrições para cursos gratuitos de vídeos para internet e de podcast, realizados pelo “Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos”. Interessados podem se inscrever, até o dia 3/7, em https://bit.ly/ecoarpiracicaba. Para mais informações, o Instagram da iniciativa é @ecoarpiracicaba

Informações sobre o evento

Datas e horários

03/07/2022

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta