Este evento já ocorreu

Seminário Justiça do Trabalho e o Combate ao Trabalho Infantil

Cartaz Seminário PETI

Estão abertas as inscrições para o seminário Justiça do Trabalho e o Combate ao Trabalho Infantil, que será promovido pela Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Competi, Formar, Sistema Único de Assistência Social, com apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (TRT-15) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O evento será realizado na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, a partir das 8 horas, no Teatro Erotídes de Campos, que fica na Av. Dr. Muarice Allain, 454, Parque do Engenho Central, em Piracicaba.

Com palestras do desembargador João Batista Martins César (presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15 e membro da Comissão Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho), do procurador do trabalho Ronaldo José de Lira, da juíza Camila Ceroni Scarabelli (coordenadora do Juizado Especial da Infância e Adolescência/ Jeia de Campinas e integrante do Comitê de Erradicação da 15ª) e do juiz Firmino Alves Lima (titular da 1ª Vara do Trabalho de Piracicaba), o seminário discutirá temas como atuação dos juizados especiais da infância e da adolescência e dos comitês nacional e regional na erradicação da exploração infantil, aspectos gerais e históricos sobre o trabalho infantil, as convenções internacionais e o direito da criança a não trabalhar.

O seminário é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo link.

Programação Seminário PETI

Trabalho Infantil em Piracicaba

De acordo com a Prova Brasil/2017, 648 alunos de 5º e 9º ano das escolas públicas de Piracicaba trabalhavam fora de casa, sendo 277 alunos de 5º ano e 371 alunos de 9º ano. A faixa etária média prevista para o 5º ano é de 11 anos e para o 9º ano é de 15 anos. Segundo estatísticas do IBGE/2018, ocorreram 150 acidentes de trabalho com crianças e adolescentes de 14 a 17 anos de idade de 2012 a 2018 com emissão de CAT (comunicação de acidente de trabalho). A maior parte desses acidentes (35%) ocorreram na atividade econômica do comércio varejista em geral, com predominância alimentícia, em hipermercados e supermercados. Os principais agentes causadores são: veículos de transporte (20%), mobiliários e acessórios (16%), ferramentas manuais (14%), agentes químicos (11%), máquinas e equipamentos (11%), queda de altura (9%) e queda do mesmo nível (8%).

De acordo com informações do CadÚnico (cadastro único) e Bolsa Família, Piracicaba possui 23 famílias em situação de trabalho infantil (Ministério da Cidadania, SAGI/VIS Data – Maio/2019) e 17 famílias em situação de trabalho infantil recebendo o benefício (Ministério da Cidadania, SAGI/VIS Data – Maio/2019). Quanto à aprendizagem profissional em Piracicaba, de acordo com o IBGE/2018, o município possui cota de aprendizagem de 3,1 mil, sendo que somente 1,5 mil estão preenchidas. Fonte: SmartLab

 

Informações sobre o evento

Datas e horários

14/02/2020 08:00

Local

Teatro do Engenho - Erotídes de Campos

Avenida Maurice Allain, 454

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnbs3ptbLVbfso8yysWlMEWYgDNUhlr6hxQ5FcyJi4UK6z9Q/viewform

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta