Este evento já ocorreu

26º Salão Universitário de Humor da Unimep promove debate com artistas gráficos, oficina e exposições

33944318_1935588306451950_1565014356708556800_n

Um debate sobre humor e arte com expoentes do humor gráfico nacional; oficina aberta sobre ilustração e três exposições distintas compõem a programação do 26º Salão Universitário de Humor da Unimep. As atividades, que são gratuitas e abertas a todos os interessados, ocorrem a partir de sexta-feira, dia 15.

As ações estão ligadas à parceria da coordenação do Salão Universitário de Humor da Unimep com o Sesc Piracicaba, conforme detalha o prof. Camilo Riani, artista gráfico e coordenador do evento.

DEBATE – Dentre as atividades que marcam a programação do Salão Universitário de Humor 2018, ocorre no próximo dia 15 (sexta-feira),às 19h30, o debate “Humor Gráfico em tempos obscuros: uma divertida luz no fim do túnel”, com cartunistas expoentes do humor gráfico nacional: Baptistão (Estadão, Veja) e Carvall (Folha SP).

Com medição de Camilo Riani, o debate será realizado na Sala Vermelha do Teatro Unimep, campus Taquaral. A entrada é gratuita e o evento é aberto a todos os interessados.

Na ocasião, ocorrerá o relançamento do livro sobre os 25 Anos do Salão Universitário, de autoria de Luiz C. Silva e Mauro Adamoli, com o apoio da AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba).

 OFICINA – Também como parte da programação do Salão Universitário, ocorre no dia 16 (sábado), a oficina aberta Ilustração e Narrativa, ministrada pelo Fernando Carvall, caricaturista e ilustrador da Folha de São Paulo. A atividade é gratuita e tem início a partir das 9h, na Sala Pedagógica, no bloco 9 do campus Taquaral da universidade.

Apresentada por Carvall, a oficina terá três etapas, em que o caricaturista irá abordar elementos distintos da ilustração gráfica, além de propor ilustrações aos participantes.

Fernando Carvall é formado em artes plásticas pela FAAP e pós-graduado em animação pelo Senac. Foi aluno do Ziraldo, é caricaturista e ilustrador da Folha de São Paulo, desde 1990, e do jornal Valor Econômico, desde 2010. É também chargista dos portais Nocaute, Ópera Mundi, Tutameia e Jornalistas Livres; professor das Faculdades de Design de Multimídia e Design Gráfico Senac e do Instituto Europeo de Design (IED) e docente de ilustração da Faculdade de Multimeios da PUC. Dentre outras atividades, atualmente dirige o Estúdio Saci onde realiza trabalhos de ilustração, caricatura, design gráfico e de multimídia.

 EXPOSIÇÕES – No campus Taquaral, a partir do dia 15, serão promovidas duas exposições no Átrio do Centro Cultural e de Convivência (próximo à biblioteca). São elas: “Premiados da Década”, que reúne os melhores trabalhos de jovens artistas nacionais e internacionais que marcaram o Salão; e “Cartazes da História”, com pôsteres oficiais do evento criados por nomes de destaque do humor gráfico do país, como Ziraldo, Angeli, Veríssimo, Dalcio, Baptistão, Paffaro, Jean, Fernando Gonsales, Da Costa e Fred.

Já no Centro Cultural Martha Watts, será realizada a exposição “Caricaturas da História”, a partir da mesma data. Por meio dela, o público poderá conferir caricaturas de diversas personalidades das últimas duas décadas, representadas por diferentes técnicas e estilos. “A caricatura é a categoria mais forte e disputada do Salão Universitário, o que sempre deixou os jurados de cabelo em pé na hora de escolher”, afirma Camilo Riani, que destaca a qualidade dos trabalhos enviados a cada ano por jovens talentos, muitas vezes desconhecidos dos próprios artistas e público em geral. A iniciativa é organizada pelo pesquisador em parceria com a equipe do Centro Cultural Martha Watts, coordenada pela docente Joceli Lazier, e pode ser visitada na sala Irineu Guimarães, até o dia 29 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Centro Cultural Martha Watts está localizado à rua Boa Morte, 1.257, Centro, Piracicaba). A entrada é gratuita.

Informações sobre o evento

Datas e horários

15/06/2018–29/06/2018

Local

UNIMEP

Rodovia do Açúcar, s/n

Taquaral

CEP 13602-150

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta