Este evento já ocorreu

O Dia Mundial do Livro

aaron-burden-6jYoil2GhVk-unsplash

(foto: Aaron Burden / Unsplash)

A Unesco instituiu o dia 23 de abril, como o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais”. O objetivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi estimular a leitura, assim como a reflexão sobre indústria de livros e a propriedade intelectual.

A data escolhida homenageia o escritor espanhol Miguel de Cervantes e o dramaturgo inglês William Shakespeare – ambos falecidos neste período.

A origem da comemoração

Originalmente, a comemoração do “Dia Internacional do Livro” remonta à década de 1920, na Catalunha, Espanha. A celebração era feita, a princípio, em 05 de abril, em homenagem ao nascimento do escritor Miguel de Cervantes. Só na década de 1930 é que a data foi transferida para 23 de abril – marcando o dia de falecimento do autor.

Décadas mais tarde, foi em 1995 que a Unesco abraçou a data como o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais”.

No Brasil

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro – data que, por sua vez, homenageia a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil. Localizada no Rio de Janeiro, a instituição nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil colônia, em 1810.

A Biblioteca Nacional do Brasil é considerada a maior biblioteca da América Latina. E, segundo a UNESCO, uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

Conforme conta o site da Biblioteca Nacional, “o núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de dez milhões de itens, é a antiga livraria de D. José, organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever.” Seu objetivo foi substituir a Livraria Real, “cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755”.

Informações sobre o evento

Datas e horários

23/04/2020

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta