Este evento já ocorreu

Caminhada “Piracicaba – um Rio de Assombrações”

Caminhada-Assombracao_31jul22

“Piracicaba – um Rio de Assombrações” é o tema da caminhada que acontece neste domingo, dia 31, com início às 9h30, percorrendo alguns lugares históricos e monumentos da cidade. Ao longo do percurso, o objetivo é apresentar e refletir sobre as histórias de assombração associadas a estes lugares.

Concentração para a saída está prevista para as 9h15, no estacionamento do Cemitério da Saudade de Piracicaba. A caminhada é gratuita. A organização do evento, no entanto, pretende arrecadar mantimentos junto aos participantes – que serão doados ao grupo “Ajuda do Bem Piracicaba”. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

O percurso da caminhada deste domingo inclui os seguintes lugares e suas históricas e acontecimentos correspondentes: Cemitério da Saudade; Praça José Bonifácio e Igreja São Benedito; escola Moraes Barros; Fábrica Boyes; Rua do Porto; Engenho.

O Projeto “O que te Assombra”

Esta é uma iniciativa do criativo “O que te assombra”. Um dos idealizados do grupo, o advogado, compositor e roteirista Thiago de Souza, explica os muitos significados da caminhada:

“A ideia do projeto é trazer à luz da atualidade assombrações históricas, aparições, maldições, almas penadas e tudo o que o inexplicável guarda em seus porões. Transformamos essas histórias e reflexões em episódios (que lembram capítulos das antigas radionovelas) e depois as compartilhamos com o público, por meio de nossas redes sociais.”

Essas reflexões sobre as histórias do folclore piracicabano também estão sendo publicadas em “A Província”. Para acompanhar, acesse a TAG Assombração.

Em paralelo, o criativo realiza as caminhadas pelos lugares e monumentos referentes às histórias das cidades – como Campinas, onde surgiu a ideia, que já percorreu São Paulo, Belo Horizonte e, agora, chega em Piracicaba. “As histórias de Piracicaba atestam a tese de que cada cidade tem a assombração que cultiva.” – entende Thiago.

A inspiração para a iniciativa

A inspiração para a iniciativa nasceu na pandemia, conta Thiago:

“A presença da morte, inicialmente no noticiário, mas que em pouco tempo bateu à nossa porta, me desafiou. O convívio com o mais inevitável dos fenômenos se apresentava de maneira muito fria e racional.

Conciliar-me com o tema se tornou uma necessidade e, depois de ler ‘Assombrações do Recife Velho’, de Gilberto Freyre, eclodiu a vontade de contar as histórias sobrenaturais de Campinas – minha cidade natal.

Reunir este acervo e perenizar as histórias na internet era, além de aliviar minhas angústias, um jeito de preservar o patrimônio imaterial da Cidade.

Descobri também que, para muito além das questões sobrenaturais e históricas, contos de assombrações têm, em sua essência, um ingrediente muito inusitado: afeto. Se revisitarmos nossas vidas em um tempo e espaço em que convivíamos mais com nossos familiares, vizinhos e amigos, será enorme a chance de encontrarmos uma pessoa querida com a função de contadora “oficial” de histórias de assombração.”

Serviço

Caminhada “Piracicaba – um Rio de Assombrações”.

Domingo, dia 31, com início às 9h30. Concentração para a saída às 9h15, no estacionamento do Cemitério da Saudade de Piracicaba. A caminhada é gratuita. A organização do evento, no entanto, pretende arrecadar mantimentos junto aos participantes – que serão doados ao grupo “Ajuda do Bem Piracicaba”. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

O projeto “O que te assombra?” está disponível nas redes sociais – YouTube, Instagram, Spotify e Facebook. Procure por: @oqueteassombra Piracicaba: Um Rio de Assombrações.

Informações sobre o evento

Datas e horários

31/07/2022 09:30

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Solidário

arrecadação de mantimentos para doação ao grupo "Ajuda do Bem Piracicaba".

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta