Este evento já ocorreu

Ermelindo Nardin é homenageado no projeto Trajetórias

arm1Ermelindo Nardin será o homenageado do projeto Trajetórias do Sesc Piracicaba nesta quarta-feira (28), às 19h.

Piracicabano nascido em 1940, é um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira. De família de artistas, ainda muito jovem foi aluno de frei Paulo Maria de Sorocaba, no Seráfico São Fidelis, onde vivenciou momentos da arte pictórica, o que o estimulou a dar sequência aos estudos no campo da estética, se destacando como professor e pintor.

Estudou na Escola de Belas Artes de São Paulo entre 1957 e 1962 e, paralelamente, fez curso de história da arte com Wolfgang Pfeiffer, de desenho e pintura com Augusto Barbosa, de história da estética com Renato Cirell Czerna, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (Masp), onde tinha em Pietro Maria Bardi um amigo e admirador.

Ministrou curso de xilogravura na Escola de Belas Artes de São Paulo, entre 1961 e 1962. Fez doutorado em Artes na Universidade de São Paulo em 2002. Foi professor titular da Universidade Estadual de Campinas e da Faculdade Santa Marcelina.

Realizou, em 1968, sua primeira exposição individual no Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC). Em 2005, realizou exposição no Instituto de Estudos Brasileiros (USP), onde foi lançado o livro Nardin – Coleção de Artistas da USP. Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor desenhista de 1980. Em 1983 o Masp publicou o livro Retratos Imaginários de Ermelindo Nardin 1978/1983, com texto de Jacob Klintowitz.

O reconhecimento da qualidade de sua produção o levou a realizar várias exposições nacionais e internacionais. Hoje, fazem parte do acervo de grandes colecionadores e de alguns dos principais museus do Brasil e do mundo. A crítica especializada sempre o tratou com muito carinho e consideração nas suas mais diversas fases criativas.

Informações sobre o evento

Datas e horários

28/11/2018 19:00

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta