Este evento já ocorreu

ESALQSHOW apresentará iniciativa de Jardins Urbanos de Captura de Carbono

Imagem

Foto: Divulgação

Os Jardins Urbanos de Captura de Carbono (JUCCAs) serão o tema de uma das ações do ESALQSHOW, fórum de inovação e tecnologia que acontece de 9 a 11 de outubro na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).

No estande, o público poderá aprender sobre os JUCCAs, jardins urbanos formados por uma mistura de rocha e composto orgânico que podem capturar carbono atmosférico através de um processo chamado carbonatação mineral.

“Os Jardins podem ser utilizados para colaborar com a diminuição de gás carbônico (CO2) e para chamar a atenção e educar sobre as mudanças climáticas”, informou o professor Antonio Carlos de Azevedo, do departamento de Ciências do Solo.

Para isso, “uma das frentes do projeto é verificar quais as condições necessárias para precipitação de CO2 atmosférico como carbonato de cálcio (CaCO3) sólido no substrato dos Jardins, e quantificar o carbono atmosférico sequestrado”, contou o professor.

Esses jardins também são ótimos meios de crescimento de plantas, como flores e hortaliças. Portanto, seu uso em praças, escolas, estradas, jardins, quintais de residências, entre outros, pode contribuir com a atenuação das mudanças climáticas por meio da captura de gás de efeito estufa, além da produção de alimentos saudáveis e atração de polinizadores.

“A inovação no campo cientifico é desenvolvimento de tecnologia barata e simples para diminuição de carbono atmosférico, que pode ser associada facilmente a processos educativos sobre as mudanças climáticas”, disse Azevedo. Um dos objetivos do projeto é implantar os JUCCAs nas escolas e usá-los como motivadores do debate e educação sobre as mudanças climáticas.

Sobre o ESALQSHOW – O ESALQSHOW é uma iniciativa da Esalq/USP, que conta com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional e com a Araiby na organização. O evento está em sua terceira edição e será entre os dias 9 e 11 de outubro, no Campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, SP.

A 3ª edição do ESALQSHOW conta com o patrocínio da Coplacana, FAESP/Senar, John Deere, LS Tractor, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento também tem o apoio da Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Embrapa, ESALQTec, Fórum do Futuro, Instituto de Pesquisas e estudos Florestais (IPEF) do MUTUA-SP, Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Sistema Ocesp e Sebrae-SP.

Informações sobre o evento

Datas e horários

09/10/2019–11/10/2019

Local

ESALQ

Avenida Pádua Dias , 11

CEP 13418-900

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta