Este evento já ocorreu

Festa das Nações: música e dança na programação

festa das nações

Foto: Divulgação

A 35ª Festa das Nações, que acontece de 16 a 20 de maio, no Engenho Central,  está com programação cultural repleta de danças e músicas.

Na quarta, 16, primeiro dia da festa, a abertura será realizada pela Orquestra de Cordas, formada por músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), que se apresentam às 19h, antes da abertura oficial do evento, às 20h, com a presença de autoridades e das Rainhas. As Rainhas que representam as nações se apresentarão todos os cinco dias da festa.

Na quinta, 17, entre os destaques está a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, que toca às 19h. O grupo, sob formação orquestral, executa unicamente a viola de 10 cordas, a viola caipira, tão amada pelos piracicabanos. Seu repertório eclético vai da música caipira de raiz a incursões geniais e inusitadas na música erudita, MPB, world music e new age. Na mesma noite haverá choro, MPB e jazz, entre outros ritmos.

Na sexta, o grupo de Violas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba abre a noite de shows, às 19h, com clássicos da música internacional e popular brasileira. Na mesma noite ainda tem a formação de Metais e de Madeiras da OSP.

No sábado, os shows começam ao meio-dia, com a apresentação do grupo de Metais da OSP, seguido do Grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba, às 13h. Também no sábado o público poderá acompanhar o tradicional Grupo de Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba, às 15h, seguido do de Samba de Lenço, às 15h30, duas das principais manifestações culturais, artísticas e religiosas de Piracicaba. Os shows seguem até as 23h, com música indiana, maracatu, jazz, dança coreana, viola caipira e samba-rock, entre outros.

No domingo, último dia de festa, é o Grupo de Danças Folclóricas de Santa Olímpia quem abre o evento, às 12h, seguido do Grupo de Madeiras, do Grupo de Metais e do Grupo de Cordas da OSP. Às 17h, o grupo Água de Vintém, a nova geração do choro, faz o encerramento da programação musical com composições autorais e clássicos do gênero.

A Festa das Nações é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), e pela Casa do Bom Menino, com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico. A renda da festa será revertida para 21 instituições sociais da cidade.

Informações sobre o evento

Datas e horários

16/05/2018–20/05/2018

Local

Engenho Central

Avenida Beira Rio, s/n

Centro

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • R$ 10,00Inteira
  • R$ 5,00Meia

Na quarta-feira, 16, e na quinta-feira, 17, todos pagam meia-entrada.

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta