Este evento já ocorreu

Museu Prudente de Moraes recebe lançamento de livro e cartilha sobre cinema

Lauro Pinotti é o autor do projeto cultural sobre cinema FOTO SARA PINOTTI

Foto: Sara Pinotti

O Museu Prudente de Moraes recebe no próximo sábado, 5, às 20h, o lançamento do livro “A Aventura de Fazer Cinema com Recursos Mínimos” e da cartilha “Todas as Artes Integradas pelo Cinema”, ambos de autoria do arquiteto e cineasta Lauro Pinotti. Os materiais compõem o projeto homônimo à cartilha, contemplado pelo ProAc Municípios, com financiamento do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo, Fundo de Apoio à Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais. A entrada é gratuita.

Alguns exemplares do livro e da cartilha serão distribuídos ao público presente na solenidade. O projeto “Todas as Artes Integradas pelo Cinema” tem como objetivo evidenciar uma iniciativa que teve seus primeiros passos em 1985 e atingiu seu ápice entre os anos de 2010 e 2017, quando se estabeleceu como um movimento cultural realizado em Piracicaba, por meio do qual foram viabilizados doze filmes de longa-metragem.

“Por se tratar de uma cidade do interior, distante dos grandes centros e sistemas nacionais de produção, esse movimento cultural realizado aqui merece um grande destaque, ao envolver artistas, técnicos e amantes do cinema”, afirma Lauro Pinotti.

Com 624 páginas e 400 cópias impressas, o livro “A Aventura de Fazer Cinema com Recursos Mínimos” reúne conteúdo em diferentes linguagens e transita por textos em primeira e em terceira pessoa, em que é abordado o processo de pesquisa e da produção do autor, ligado ao projeto “Minha Hollywood é Aqui”.

Já a cartilha “Todas as Artes Integradas pelo Cinema” é uma referência rápida e ilustrada sobre as questões teóricas básicas do cinema, que tem como público-alvo jovens estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com fácil assimilação, inclusive, ao público em geral. Parte de suas 1.500 cópias será destinada a escolas e bibliotecas, para democratizar tal conteúdo educativo.

Há versões digitais dos materiais disponíveis para download no site oficial do projeto, além de uma versão fonada da cartilha, disponível no Youtube, voltada a deficientes visuais.

EXPOSIÇÃO

Junto ao lançamento, acontecerá a abertura de exposição que reúne os storylines dos filmes produzidos pelo movimento. “Trata-se de uma forma de trazer à tona o processo de criação, em um formato de mostra, que possibilita a visualização do público de uma forma geral”, explica Pinotti.

ESCOLAS

Também com o objetivo de democratizar o cinema e seu processo de produção, Pinotti, acompanhado por sua esposa, a atriz e arte-educadora Sara Pinotti, na últimas semanas, esteve nas escolas estaduais Catharina Casale Padovani (Santa Terezinha), Avelina Palma Losso (Santa Rosa), Maria de Lourdes Silveira Cosentino (Vila Sônia) e Pedro Moraes Cavalcanti (avenida Dois Córregos), onde dialogou com os alunos e distribuiu cartilhas.

SARAUS

O projeto promoverá ainda a realização de saraus no Museu Prudente de Moraes nos dias 11, 18, 25 de outubro e 1 de novembro, sempre a partir das 19h. Em cada sarau, será exibido um filme de autoria de Lauro Pinotti, produzido por meio do movimento cultural, seguido por um debate com o cineasta.

Informações sobre o evento

Datas e horários

05/10/2019 20:00

Local

Museu Prudente de Moraes

Rua Santo Antônio, 641

CEP 13400-160

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta