Este evento já ocorreu

“O ABC de Carlos ABC” narra saga pessoal e vida cultural de Piracicaba

Ator e diretor teatral, cenógrafo, carnavalesco, dramaturgo, figurinista e uma alma circense. Esse é Carlos Alberto Bueno de Camargo ou, simplesmente, Carlos ABC, artista assumidamente caipiracicabano, que está lançando sua biografia artística: “o ABC de Carlos ABC”.

Escrito por Maria Teresa Silva Martins de Carvalho, com prefácio de outro celebrado artista piracicabano, Romualdo Sarcedo, a publicação é toda ilustrada por caricaturas do bibliografado, que foi generosamente retratado ao longo da carreira pelos traços de Amaurí Ribeiro, Condé, Eduardo Grosso, Erasmo Spadotto, Fausto Longo, Paffaro, Paulo Branco e pelo renomado Paulo Caruso.

Com ótimas histórias, imagens não faltam a obra, fartamente ilustrada com fotos da época de ouro do carnaval piracicabano, que o artista por tantos anos colaborou, e de sua rica produção cultural, como peças de teatro, shows e montagens cênicas dos mais variados gêneros e estilos.

Movimentação cultural piracicabana

O livro é um repositório da movimentação cultural da cidade de Piracicaba, a partir de meados dos anos 1970, e traça uma linha do tempo paralela sobre a vida artística de Carlos ABC, em um verdadeiro registo histórico que se confunde a todo momento por meio de uma narrativa valiosa sobre os acontecimentos vividos a partir de sua estreia no mundo das artes.

Aos 64 anos, tendo vivido 46 sob o palco ou, atrás dele, Carlos ABC é autodidata sem modéstia, momento único que o distingue de seu arraigado caipirismo, mas que nunca deixou contagiar sua obra do ponto de vista técnico.

Embora a temática caipira esteja fortemente presente em sua produção, sua técnica vem de anos de prática, aprendizados acumulados no exterior, em estudos na Itália e na Argentina, mescladas a seu aspecto interiorano, comportamento que deixou fluir como poucos e que se reflete em suas experiências e, agora, em suas memórias.

Noite de autógrafos

O lançamento de “o ABC de Carlos ABC” acontece dia 29 de dezembro, às 19h30, no Parque do Engenho Central – com distribuição gratuita do livro nesta noite de lançamento. Durante o evento serão apresentadas cenas do premiado espetáculo “Lugar onde o peixe para”, com atores do grupo Andaime de Teatro e Tato Fischer tocando o piano.

Ainda no dia do evento, o site da theatron.com.br disponibilizará o áudio do livro, que poderá ser ouvido na voz do próprio Carlos ABC, pela autora, Maria Teresa, e também nas vozes de Marcos Thadeus, Romualdo Sarcedo e Washington Poppi.

Sobre a autora

Maria Teresa Silva Martins de Carvalho é formada em Serviço Social e trabalha no Tribunal de Justiça de São Paulo como assistente social. Além da biografia de Carlos ABC, é autora da obra Paixão de Cristo, Paixão de Piracicaba: Memória Estética e Trajetória da Associação Cultural e Teatral Guarantã, de 2015.

Para a autora, a trajetória de Carlos ABC confunde-se com a história do Brasil e da cidade de Piracicaba. “ABC pertence a todos nós, ao nosso imaginário e sentimento coletivo”, afirma Maria Teresa.

Serviço

Lançamento do livro “o ABC de Carlos ABC”, de Maria Teresa Silva Martins de Carvalho

data: dia 29 de dezembro, às 19h30 | local: Barracão 14 do Parque do Engenho Central – Piracicaba/SP

patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura e Magazine Luiza | copatrocínio: Arazzo

apoio: Grupo Botija, Jornal de Piracicaba, Prefeitura de Piracicaba Secretaria Municipal da Ação Cultural

realização: Theatron – Marcos Thadeus, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo

Informações sobre o evento

Datas e horários

29/12/2021 19:30

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta