Projeto “Memória Viva – Patrimônio Caipiracicabano” faz mapeamento cultural
- L
- 20/02–28/03 15:00
- Mais informações
Realizado com recursos da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020, o “Memória Viva – Patrimônio Caipiracicabano” (projeto nº 134.433/2020) tem como objetivo fazer a identificação e o mapeamento coletivo dos pontos históricos e culturais de Piracicaba.
Neste contexto, o projeto ofereceu duas oficinas sobre patrimônio cultural, online e gratuitas, nos dias 20 e 21 de fevereiro. O objetivo foi aproximar o tema dos moradores da cidade e estimular a participação na preservação da memória local.
A partir das oficinas, serão elaborados o mapa do patrimônio cultural piracicabano e um tour virtual – disponibilizados no evento de lançamento dia 28/março, às 15hs.
Mediação
As oficinas do projeto “Memória Viva – Patrimônio Caipiracicabano” foram mediadas por Júlia Madeira.
Ela é guia de Turismo Nacional, credenciada no Ministério do Turismo, graduanda em Produção Cultural, com foco em Patrimônio e Memória. Atua com afro-turismo, por meio de roteiros pelo estado de São Paulo e do projeto turístico Rota Afro Piracicaba. Júlia também é co-responsável pela produção da Websérie “(Re) Existências”, contemplada pelo Fundo de Apoio à Cultura, e atual proponente do projeto Memória Viva. Nos últimos quatro anos, trabalhou para o Instituto Terra Mater, na elaboração de projetos culturais e socioambientais em Piracicaba, relacionados ao Ponto de Cultura.
Patrimônio cultural
A Constituição Federal de 1988 entende que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro: gírias, histórias de pescador, causos, antigas construções, culinária, um lugar para pescar, feiras, ruas e canções. O conceito de patrimônio abrange uma grande diversidade de manifestações culturais e sociais e está amplamente ligado à memória e costumes dos habitantes daquele determinado lugar.
Ações de Educação Patrimonial ajudam a aproximar a comunidade da gestão do próprio patrimônio e fornece ferramentas para que possam ser atuantes na preservação dos bens materiais e imateriais da cidade. Segundo o “Guia Básico de Educação Patrimonial”, publicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1999, a Educação Patrimonial é uma ferramenta importante na construção da cidadania. O conhecimento e a apropriação pelas comunidades são fatores indispensáveis ao processo de preservação do Patrimônio Cultural e possibilita a geração e produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de enriquecimento individual, coletivo e institucional.
Informações:
contato com a assessoria do Memória Viva, pelo e-mail: [email protected] ou telefone (011) 9.8606-8813
https://www.instagram.com/projetomvpc/
http://projetomemoriaviva.com/
https://www.facebook.com/projetomvpc
Informações sobre o evento
Datas e horários
20/02/2021–28/03/2021 15:00
Local
Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.
Ingressos
- Grátis