Este evento já ocorreu

Representatividade da Mulher Negra é destaque em projeto do Sesc

Preta Rara_divulgação (2)

Foto: Divulgação

A diferença de direitos, espaços e oportunidades para mulheres e homens ainda é muito grande no Brasil. Quando consideradas as mulheres negras, os dados retratam um verdadeiro abismo, com dificuldades muito maiores para acessar direitos básicos. O projeto “Representatividade Importa: Mulheres Negras em Evidencia” do Sesc Piracicaba que inicia neste mês de março e segue até abril, propõe debates e vivências para gerar reflexão sobre o tema com protagonismo de ativistas e coletivos de mulheres negras da cidade, além de programações artísticas e esportivas. No palco, as ideias, e principalmente a presença, de vozes tantas vezes silenciadas.

Para o dia 24, domingo, às 11h a vivencia “Capoeira Mulher – Origem e Vivencia” propõe um espaço democrático para manifestação cultural, resistência, liberdade, expressão corporal, criação e improviso. A capoeira é uma tradição afro-brasileira que integra elementos do ritual, do jogo, da luta, da dança, da música e da força feminina. A vivência será ministrada pela professora Jararaca (Grupo Cativeiro) que também participa da roda de conversa, junto com a educadora Letícia Vidor e a treinela Gabi Moncau do Grupo Nzinga de Capoeira Angola. A mediação será feita por Natalia Puke. A atividade acontece no ginásio da unidade com entrada gratuita.

Na quarta, 27, às 20h o debate “Segurança Pública e Encarceramento das Mulheres Negras” traz dados do Ministério da Justiça que demostram que o aprisionamento no país tem gênero, cor e classe: a população feminina cresce o dobro da masculina, e duas em cada três presas são pretas ou pardas. Qual mecanismo para combater essa desigualdade de direitos? O debate tem as participações de Deise Benedito, advogada especialista em relações raciais e pretira em Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura; eSilvana Verissimo, ativista piracicabana do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres e Fórum Nacional de Mulheres Negras. A atividade acontece na Sala do Curumim da unidade, participação é gratuita e indicada para maiores de 14 anos.

Encerrando as atividades de março, no dia 31, domingo, às 15h30, Thereza Alves, acompanhada de um Power Trio (baixo, piano e bateria) e Alessandro Penezzi, apresenta o espetáculo “Canta Outra vez” com canções inéditas e clássicas da música brasileira. Um show dedicado à arte e a cultura, com um repertório de compositores da nova geração entre sambas, valsas, foxtrote, samba-canção e bolero. A apresentação acontece na comedoria da unidade com entrada gratuita.

Para o mês de abril o projeto traz o workshop “O vôlei campeão da Fofão” em 3/4 e o debate “Mulheres Pretas e Saúde Mental” em 6/4.

Informações sobre o evento

Datas e horários

09/03/2019–27/03/2019

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta