Semana Senac da Inclusão e Diversidade 2018

1000×526-20180816_GD1_Inclusao

Foto: Divulgação

Promover momentos de sensibilização e diálogo para influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis pautadas na convivência com a diversidade e no respeito às diferenças. Essa é a proposta da Semana Senac da Inclusão e Diversidade 2018.
Iniciativa do Senac São Paulo, o evento conta com uma extensa programação em mais de 30 unidades da instituição na capital e no interior.
Ações na comunidade, exposições, intervenções artísticas, oficinas, palestras e roda de leitura estão entre as atrações do evento que, nesta edição, tem dois temas centrais: a deficiência intelectual e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Deficiência intelectual
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs). Segundo os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2015, divulgada pelo Ministério do Trabalho, 403,2 mil pessoas com deficiência atuam formalmente no mercado de trabalho. Ou seja, menos de 1% delas encontram oportunidades de trabalho formal e desse número, uma quantidade ainda menor é de pessoas com deficiência intelectual.
Sobre o assunto, o evento abordará as potências, desafios e equiparação de oportunidades no mundo do trabalho para pessoas com deficiência intelectual.
A Lei 13.146, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, trouxe importante respaldo para a luta por igualdade e equiparação de oportunidades para as pessoas com deficiência.
Entretanto, a criação de uma lei por si só, não garante que na prática ela aconteça em sua completude. É necessário que existam espaços de diálogo para que a sociedade se conscientize e garanta a aplicação do que nela está previsto.
Nesse sentido, torna-se extremamente importante, a proposição de reflexões sobre as questões da deficiência intelectual, de forma a possibilitar o fortalecimento do diálogo e a ampliação das experiências de interações orientadas pela lógica da diversidade humana.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Adotada pela Assembleia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa, em 2018, 70 anos de existência.
A discussão do tema no evento busca ampliar as reflexões sobre os artigos que compõem a Declaração, especialmente nos momentos atuais, em que são notórias as violações de direitos no mundo todo.
Dentre as muitas possibilidades de abordagem desse tema, será também trabalhada a aplicação do jogo Diário de Amanhã.

Informações sobre o evento

Datas e horários

22/10/2018–24/10/2018  Detalhes da programação 

Local

SENAC Piracicaba

Rua Santa Cruz , 1148

CEP 13419-030

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis

Programação

Clique nos itens abaixo para expandir

Horário

19:30 — 21:00

Atrações
Mesa-redonda: Inspiração - superando seus próprios limites 

Debate e compartilhamento de experiências entre a fotógrafa Cacá Dominiquini e a fisioterapeuta Bianca Moraes.

Horário

08:00 — 22:00

Atrações
Exposição: Estou Disponível para uma Vaga de Emprego 
Exposição de fotos com alunos do curso Programa Educação para o Trabalho - Trampolim.
Horário

08:00 — 22:00

Atrações
Exposição: Inspiração 

Mostra traz fotos de ensaios realizados com mulheres amputadas para valorizar a beleza, resgatar a autoestima e estimular a inclusão social e a diversidade.

Horário

14:00 — 15:30

Atrações
Mesa-redonda: Mercado de Trabalho para a Pessoa com Deficiência Intelectual 

Debate reunindo familiares de pessoas com deficiência intelectual, profissionais da área de RH e instituições com pessoas com deficiência intelectual.

Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta