Este evento já ocorreu

Série Ideias #EmCasaComSESC discute temas diversos

59.15DjaniraPipas

“Pipas”, de Djanira da Motta e Silva (1914 – 1979). (imagem: https://www.historiadasartes.com/nobrasil/arte-no-seculo-20/arte-naif/)

Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo, por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). E, depois, continuam disponíveis no canal.

Edução inclusiva

Quinta-feira, 20, é dia de debater sobre Educação inclusiva nos meios digitais: como incorporá-la de forma efetiva? A intensificação do acesso aos conteúdos online durante o período de isolamento social impôs ao campo da comunicação e da educação uma série de desafios, além de novas ideias e soluções para questões como vulnerabilidade socioeconômica e deficiência. O debate traz algumas dessas reflexões com a presença de Eduardo Cardoso, especialista em tradução audiovisual acessível; Fátima Bonifácio, que atua na coordenadoria pedagógica da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME); e Mariana Rosa, ativista dos direitos das pessoas com deficiência e autora do livro e do blog “O diário da mãe da Alice”. Na mediação e apresentação, Mayara Farias de Carvalho – animadora cultural no Sesc São Paulo e especialista em educação bilíngue para surdos.

Pesquisa Idosos

Na programação de sexta-feira, 21, entra em pauta a Pesquisa Idosos no Brasil: 2d. edição – O que mudou nos últimos 14 anos? No encontro, serão lançados os resultados da segunda edição da Pesquisa Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade, parceria entre o Sesc São Paulo e a Fundação Perseu Abramo. São 14 anos que separam a duas edições e aqui cabem as perguntas: algo mudou? Em caso positivo, o quê? Para responder, estarão na mesa Vilma Bokany, coordenadora do projeto de Pesquisa Idosos no Brasil II; Rachel Moreno, que trabalha com pesquisa, questões de gênero, aulas e palestras; e o ilustrador Edinei Tadeu de Araújo, que atua com comunicação visual e corporativa e desenvolve projetos com soluções criativas que contribuem para a melhor integração, interação e compreensão dos temas abordados. A mediação e apresentação é de Ioná Damiana, assistente técnica da GEPROS (Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc).

Arte Naif e Arte Contemporânea

E por fim, no sábado, 22, o debate Tensionando hierarquias: arte naif e arte contemporânea traz discussões acerca das categorias e sistematização de estilos, escolas e movimentos nas artes visuais, além de interlocuções entre o naïf e o contemporâneo. Participam Ana Avelar, professora de Teoria, Crítica e História da Arte e curadora da Casa Niemeyer – UnB; Renata Felinto, doutora e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e especialista em Curadoria e Educação em Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP; e Ana Magalhães, historiadora da arte, professora livre-docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP). Na mediação e apresentação, Sabrina da Paixão, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Serviço

Programação Ideias #EmCasaComSESC – acesso pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo

20/8, quinta-feira: Educação inclusiva nos meios digitais: como incorporá-la de forma efetiva?

21/8, sexta-feira: Pesquisa Idosos no Brasil: 2d. edição – O que mudou nos últimos 14 anos?

22/8, sábado: Tensionando hierarquias: arte naif e arte contemporânea

Informações sobre o evento

Datas e horários

20/08/2020–22/08/2020 16:00

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta