Este evento já ocorreu

Sesc recebe Fórum de Dança Contemporânea

08.2019 – Danca – Escuta do Corpo e Presenca Cenica – Leo Lin

Foto: Léo Lin

O Fórum de Dança Contemporânea, realizado pelo Coletivo Anônimos da Dança, com apoio do Sesc Piracicaba, tem como proposta ser um espaço para que os artistas da dança possam debater e abordar políticas públicas para o fortalecimento da dança contemporânea no interior do Estado de São Paulo. A primeira programação é o espetáculo Emaranhados, com Fernanda Ferreira, seguido de debate, nesta sexta-feira, 9, às 19h, no Teatro da unidade. O evento continua no sábado, 10, e domingo, 11, com vivências e oficinas. A entrada é gratuita.

Emaranhados é um processo vivido por Fernanda Ferreira que tornou-se um híbrido de linguagens e, neste momento, se representa em dança; em música, com Hilara Crestana; e em iluminação visual, com Mauricio Augusti. Após o espetáculo, os artistas que pesquisam a dança, Jussara Miller, Zé Maria Carvalho, Angela Nolf e Vine Hernani, realizam debate sobre o tema O que é Pesquisa em Dança? A discussão abrange o estado da arte da pesquisa em dança e traça um paralelo entre as criações no interior paulista e nas grandes metrópoles.

O sábado começa com a oficina Dança Clássica para Bailarinos Contemporâneos, com Angela Nolf. A atividade acontece no Teatro, das 9h30 às 11h30. Durante a oficina, será abordada a técnica de dança clássica aplicada como instrumento de trabalho para o bailarino contemporâneo, visando colaborar para a construção de um corpo versátil, capaz de transitar pelas várias linhas de expressão corporal. Premiada pelo Cecchetti Summer Course (Londres), APCA e Prêmio Denilto Gomes, Angela é formada pela Escola de Dança de São Paulo, fez aperfeiçoamentos em Londres; foi bailarina do Balé Nacional de Israel, Cia. Terceira Dança, Cia. Druwe e diretora artística do Balé Ópera Paulista; e atualmente é professora titular na Unicamp.

Ainda no sábado, Jussara Miller, graduada, mestre e doutora em Dança pela Unicamp, onde também foi professora, ministra a oficina Escuta do Corpo e Presença Cênica. A programação acontece das 13h às 15h na Sala de Expressão Corporal. A atividade propõe a investigação do movimento para potencializar o estado de presença, com enfoque na escuta do corpo e contextualizando a preparação do corpo cênico, a partir do referencial somático, com a prática da Técnica Klauss Vianna. Jussara Iniciou pesquisa sobre movimento consciente em 1988, tendo como mestres Klauss Vianna e seu filho Rainer Vianna. É diretora e fundadora do Salão do Movimento, professora na PUC-SP e autora do livro A Escuta do Corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna.

Para finalizar o dia, acontecem mais duas oficinas, no mesmo horário: das 15h às 17h. Zé Maria Carvalho ministra a oficina Criando Poemas com o Corpo, na Sala de Expressão Corporal. A atividade propõe a vivência da produção de um segundo corpo, um corpo de intensidades e fluxos. Já Vine Hernani é a responsável pela oficina Danças Urbanas Contemporâneas, no Ginásio. A pesquisa de Vine trará a investigação gestual como uma das principais caracterizações do hip hop freestyle, juntamente com a importância da ativação do quadril para execução do bounce. Serão praticadas mais de 50 movimentações orgânicas de bounce visando construir uma aproximação corporal/reflexiva sobre a subjetividade do corpo urbano.

Todas as oficinas tem classificação de 12 anos. Para participar é necessário fazer inscrição no site ou na Central de Atendimento.

Serviços: 

Espetáculo Emaranhados

Com Fernanda Ferreira

Dia 9, sexta, 19h.

Teatro. Grátis. Livre. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Oficina: Dança Clássica para bailarinos contemporâneos

Com Angela Nolf

Dia 10, sábado, 9h30 às 11h30.

Teatro. Grátis. 12 anos. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

 

Oficina: Escuta do Corpo e Presença Cênica

Com Jussara Miller

Dia 10, sábado, 13h às 15h.

Sala de Expressão Corporal. Grátis. 12 anos. Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

 

Oficina: Criando poemas com o corpo

Com Zé Maria Carvalho

Dia 10, sábado, 15h às 17h.

Sala de Expressão Corporal. Grátis. 12 anos.Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

 

Oficina: Danças Urbanas Contemporâneas

Com Vine Hernani

Dia 10, sábado, 15h às 17h.

Palco do Ginásio. Grátis. 12 anos.Inscrições: sescsp.org.br/piracicaba ou na Central de Atendimento.

 

Grupo de Estudos em Dança

Com Zé Maria Carvalho

Dia 11, domingo, 10h. Sala de Expressão Corporal. Grátis. 12 anos.

Informações sobre o evento

Datas e horários

09/08/2019–11/08/2019

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta