Este evento já ocorreu

Teatro, cinema, música e atração infantil no #EmCasaComSESC

Cinema

A série oferece streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro.

A partir da quinta-feira, 18, a plataforma Sesc Digital disponibiliza clássico do francês Jean Renoir, documentário sobre a atriz Ingrid Bergman, e duas produções brasileiras: o documentário Paulinho da Viola – “Meu Tempo é Hoje” e o infantil “Miúda e o Guarda-Chuva”. Lançada no início de junho, série Cinema #EmCasaComSesc oferece streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; Para assistir, acesse sescsp.org.br/cinemaemcasa

A plataforma Sesc Digital oferece, também, outras opções de filmes que permanecem disponíveis para acesso gratuito e irrestrito do público. Em Cinema Em Casa, há o terror surrealista “A Hora do Lobo”, do sueco Ingmar Bergman; o poético “Coração de Cachorro”, dirigido pela musicista e multiartista Laurie Anderson; a cópia restaurada de “Mamma Roma”, de Pier Paolo Pasolini; “O Homem da Cabine”, de Cristiano Burlan; e os brasileiros “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho; o delicado documentário “Jonas e o Circo sem Lona”, dirigido por Paula Gomes; e a animação “Historietas Assombradas – O Filme”, de Victor-Hugo Borges.

Teatro

A série de transmissões de teatro pelo YouTube do Sesc São Paulo e o Instagram do Sesc Ao Vivo ocorre sempre às 21h30.

Na sexta-feira, 19, é a vez de conferir a adaptação do espetáculo-documentário “Contos Negreiros do Brasil”, do ator, diretor e articulador cultural Rodrigo França. Sob direção de Fernando Philbert, o espetáculo narra as dores, angústias, medos da população negra no Brasil, a partir de diferentes personagens – o negro gay, a idosa, a prostituta, o estudante – vítimas da desigualdade, da violência e da estereotipagem. O texto é de Marcelino Freire. Rodrigo França iniciou sua carreira no teatro e no cinema em 1992 e no ano passado ganhou o Prêmio Shell, na categoria Inovação pelo Coletivo Segunda Black. Cientista social e filósofo, é ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil.

no domingo, dia 21, a atriz e produtora Mariana Lima encena, de sua autoria, a peça “SIM – Cérebro|Coração em conferência para a terra”. O monólogo adapta a estrutura dramatúrgica da peça “Cérebro Coração”, que estreou em 2018 e foi encenada mais de cem vezes em diversas cidades do país. Assuntos como neurociência, memória, linguagem, cérebro e coração estão dispostos nos fragmentos e passagens escolhidos pela atriz e autora em parceria com os diretores Enrique Diaz e Renato Linhares, tendo como cenário o único lugar recomendável para este momento, a sua casa. O texto é o resultado de um longo processo criativo vivido por Mariana nos últimos sete anos. Motivada pela leitura de Em Busca do Tempo Perdido, de Proust, e por uma série de acontecimentos pessoais, ela começou a pesquisar, improvisar e escrever sobre memória, linguagem e neurologia. A classificação indicativa é de 14 anos.

Música

Apresentações acontecem diariamente, às 19h, com transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc ao Vivo.

Abrindo o final de semana, na sexta-feira, 19, a dupla Carlos Careqa e Mário Manga retomam o bom humor característico em ambos no show “Dois Cavalos”. Grandes expoentes da música brasileira da década de 1980, eles colocam em cena o lado teatral para esta performance musical, na qual dois cavalos se encontram no palco e recebem os espíritos de John Lennon e George Harrison. No repertório, o duo apresenta canções autorais da carreira solo de cada um, além de músicas que consagraram a banda de atuação de Mário Manga, Premê (Premeditando o Breque), como Padaria e Brigando na Lua.

Sábado, dia 20, é dia de apreciar a música do inquieto e irreverente Jards Macalé. No formato voz e violão, o artista que acumula 18 álbuns e mais de 50 anos de trajetória apresenta seu disco recém-lançado, Besta Fera, composto em parceria com importantes compositores da nova geração, como Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Ava Rocha, Rodrigo Campos e Tim Bernardes. Também estarão em seu repertório canções essenciais de sua trajetória, como Farinha do Desprezo, Movimento dos Barcos, Vapor Barato, Hotel das Estrelas, Negra Melodia e Mal Secreto.

E no domingo, 21, a cantora e compositora Vanessa Moreno, vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria ‘Cantora’ em 2017 e 2018, faz um show solo voz e violão. No repertório, Vanessa apresenta músicas autorais do seu disco Em Movimento, além de canções de compositores e compositoras que influenciaram sua trajetória, tais como “Dunas” (Rosa Passos/Fernando de Oliveira), “Lugar Comum” (João Donato/Gilberto Gil), Demorô (Joyce), “Bala com Bala” e “Linha de Passe” (João Bosco/Aldir Blanc). Com quatro discos lançados e parcerias com grandes nomes, como Gilberto Gil, Rosa Passos e Fabiana Cozza, ela é considerada uma das grandes revelações da música brasileira na atualidade.

Crianças

Programação voltada a pais e filhos acontece todos os sábados, ao meio-dia, com transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc ao Vivo.

A atração deste sábado, 20/6, é a atriz, bailarina e artista-educadora Marina Esteves. Ela apresenta uma adaptação do espetáculo “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus”, criada em 2019 pelo coletivo paulista O Bonde, onde é membro fundadora e pesquisadora. Baseada em fatos reais, a história conta as aventuras de Abou, um menino africano refugiado que foi encontrado dentro de uma mala, tentando entrar no continente europeu. Abou, junto com sua mala Ilê – companheira, abrigo e animal de estimação – enfrentou dificuldades com criatividade, imaginação e coragem. A peça foi escolhida para o dia 20 de junho por ser o Dia Mundial do Refugiado, instituído pela ONU e Acnur.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo. Saiba+: sescsp.org.br

Informações sobre o evento

Datas e horários

18/06/2020–21/06/2020

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta