Este evento já ocorreu

Um roteiro étnico-cultural para ressignificar a identidade negra na cidade

Julia-Madeira_

A guia de turismo, Júlia Madeira, fundadora da agência Auá Turismo, participa do Dia Mundial da Criatividade: ela apresenta seu “Roteiro Afro Piracicabano”.

A Auá Turismo nasceu da vontade de viabilizar roteiros responsáveis, étnico-culturais, como alternativa aos pacotes convencionais de turismo. E, assim, surgiu o “Roteiro Afro Piracicabano” – que a fundadora da agência e guia turística Júlia Madeira apresentou, online, na programação do Dia Mundial da Criatividade.  O vídeo, de acesso gratuito, pode ser conferido na plataforma digital do evento.

Fundamentado nas pesquisas do historiador Noedi Monteiro e do filósofo Antônio de Paula Junior, o roteiro convida a conhecer os pontos históricos locais referenciados na cultura afrodescendente. Juliana explica:

Buscamos ressignificar a memória e a identidade negras da cidade. O turismo étnico-cultural é importante para a valorização e o reconhecimento de comunidades tradicionais e personalidades históricas negras. Além disso, é uma possibilidade de desconstruir uma ótica de inferioridade acerca das culturas afro brasileiras e transformá-las em um imaginário fundado no prestígio e no pertencimento.

Entre os locais percorridos pelo roteiro, estão: a Praça José Bonifácio (antigo local do pelourinho); e a Igreja São Benedito, na rua do Rosário (construída pela irmandade dos homens pretos, era a única igreja da cidade que permitia a presença dos negros).

Com o apoio ao instituto Terra Mater, o “Roteiro Afro Piracicabano” é realizado mensalmente, com participação gratuita aos interessados – atividade temporariamente interrompida, no período da quarentena. A agência Auá também organiza visitas a comunidades tradicionais, assim como o turismo pela São Paulo Negra, com passagem por restaurantes africanos e lojas de artigos afro.

 Para acompanhar a Auá Turismo nas redes sociais: Instagram e Facebook

DMC_o-que-te-inspiraPara acessar:
Roteiro Afro Piracicabano

Dia Mundial da Criatividade
apresentações online, acesso gratuito | programação completa |

Informações sobre o evento

Datas e horários

21/04/2020–22/04/2020

Local

Consulte o(s) local(is) na descrição deste evento.

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta