Este evento já ocorreu

46º Salão de Internacional Humor de Piracicaba

Escultura produzida por Fernanda Nepomuceno

Foto: Divulgação

Um dos maiores eventos do mundo na área do humor gráfico, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba abre as portas da sua 46ª edição no próximo sábado, 10, no Engenho Central. A solenidade de abertura está marcada para as 19h, no Teatro Erotídes de Campos. A partir das 20h30, acontece a abertura da mostra principal (armazém 14), das exposições paralelas (armazém 9) e do 17º Salãozinho de Humor (armazém 5). O salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu). A entrada é gratuita.

Durante a abertura, serão conhecidos os trabalhos premiados da edição, escolhidos pelo júri formado por Reinaldo Figueiredo (humorista conhecido pelo trabalho no Casseta e Planeta), Luiz Gustavo Paffaro (cartunista, caricaturista e ilustrador), Luiz Carlos Fernandes (chargista, caricaturista, ilustrador e escultor), Silvano Mello (cartunista, caricaturista e ilustrador) e Claudia Kfouri (cartunista, ilustradora e escultora), além dos iranianos Alireza Pakdel (cartunista, caricaturista e ilustrador) e Saba Darabian (ilustradora e designer gráfica).

O evento terá, em sua mostra principal, 449 trabalhos, produzidos por 217 artistas de 34 países. Ao todo, são 103 caricaturas, 59 cartuns, 47 charges, 24 esculturas e 81 tiras, além de 59 trabalhos para a categoria temática Imigração, 42 trabalhos para a categoria Infância Arcor e 34 para Saúde Unimed.

As obras são de artistas dos seguintes países: Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Emirados Árabes, Eslováquia, Espanha, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.

“Mais uma vez tivemos um grande número de trabalhos, oriundos de diferentes países, o que ressalta a importância de salão junto aos artistas de nacionalidades distintas. Estamos muito felizes com a qualidade do material, que mostra que o evento, por mais um ano, será referência”, afirma Rosângela Camolese, titular da SemacTur.

As obras foram selecionadas, entre as 2.781 recebidas, por um outro júri (de seleção), formado por Luiz Marangoni (chargista), Francisco Galvão (produtor cultural), Bete Nicastro (jornalista), Glaucia Davino (historiadora), Rosana Amorim (cartunista) e Fausto Bergocce (cartunista).

“O resultado foi muito produtivo, com trabalhos que transitam por temas atuais e também por formas caricatas e até reais. São obras muito originais, que nos fazem crer que o salão está muito bem para um ‘quarentão’, ao permanecer crítico e questionador”, diz Erasmo Spadotto, diretor do Cedhu.

SALÃOZINHO

O 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba reunirá 108 trabalhos na categoria entre 7 e 10 anos e 109 na categoria entre 11 a 14 anos, totalizando 217 obras, entre as 3.200 recebidas. O júri do evento voltado a crianças e adolescentes foi formado por Sara Pinotti e Maurice Scarpari.

O salãozinho, que compõe a programação do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, surgiu com o objetivo de usar o desenho como ferramenta de conhecimento e forma de mediação entre a arte e a educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o desenho de humor.

PARALELAS

O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba conta com uma programação extensa e diversificada que, além da mostra principal e do Salãozinho de Humor, reúne muitas exposições paralelas e oficinas.

Informações sobre o evento

Datas e horários

10/08/2019 19:00

Local

Engenho Central

Avenida Beira Rio, s/n

Centro

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta