Esalq e Câmara Municipal inauguram exposição “Brasil, esperança alimentar do futuro!”

Exposicao_do_Projeto_Tematico_

Foto: Divulgação

Garantir a segurança alimentar, com sustentabilidade. Com essa motivação, foi realizado ao longo de 2019 o Projeto Temático “Brasil, esperança alimentar do futuro!”, iniciativa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que este ano contou com a Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba e Diretoria Regional de Educação do município como parceiros estratégicos.

O resultado da parceria foi apresentado na manhã de terça-feira, 19, com inauguração de exposição, entrega de prêmios e lançamento de revista alusivos ao tema. A cerimônia ocorreu no Hall do Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades políticas, gestores da Esalq e membros da comunidade.

O vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, comentou sobre o cerne do projeto e destacou o fato da ação ganhar corpo fora do âmbito universitário. “Essa iniciativa, que teve início em 2015, sempre aborda temas que estimulam a reflexão e o engajamento do público em geral, dos nossos estudantes. Além disso é interessante que isso ocorra não somente em âmbito interno, mas que contemple a comunidade, como é o caso deste ano. Assim as ações ao longo do ano motivaram estudantes de escola públicas e dessa forma promovemos a discussão no âmbito do município”.

Em sua fala, o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta, traçou um panorama das contribuições da Esalq para o desenvolvimento do agronegócio nacional e frisou que o legislativo piracicabano está de portas abertas para ações que motivem a participação do cidadão e o desenvolvimento econômico e social. “Ao abrir essa exposição e premiarmos os trabalhos que se inscreveram no desafio Brasil, esperança alimentar do futuro, estamos inserindo a Câmara nessa temática de fundamental importância para o País. É muito importante estarmos juntos nessa iniciativa, que permite que novas tecnologias sejam lançadas no mercado nacional e internacional”.

Para Marly Aparecida Giraldelli Marsulo, professora coordenadora de biologia, a temática do projeto permitiu que os estudantes se interessassem por questões cotidianas que exigem reflexão. “Temos muitas parcerias com a universidade e essa desenvolveu nos estudantes do Ensino Médio o interesse pela iniciação científica, pelas ciências da natureza, pois motivou buscar soluções para questões ambientais e econômicas. Incentivamos muito esse contato para que reflitam e se tornem mais conscientes”.

Desafio – O Desafio esteve dividido nas categorias Frases e Fotos, aberta para toda a comunidade, além da categoria Redação, para estudantes do Ensino Médio das escolas da rede municipal, estadual, particular e SESI. (Confira lista completa de vencedores).

Para construir o texto vencedor na categoria Redação, a secundarista Lua Hana Gualter Santos, da Escola Estadual Prof. José de Mello Moraes, conta ter se inspirado nas questões sociais e políticas da atualidade e falou da importância em participar da iniciativa. “Creio que a relação do aluno do Ensino Médio com o ambiente universitário é essencial, pois é uma amostra do que iremos encarar no futuro. Eu não esperava ser uma das premiadas e não acreditei quando a diretora veio me contar. Foi sensacional, encheu meu coração de alegria”.

Rodrigo Alves Pessanha é servidor público na Esalq e conquistou o 1º lugar na categoria Frases. Ele lembrou que suas atitudes em casa serviram de motivação para elaborar a oração premiada. “A inspiração veio da minha conduta pessoal e familiar, valorizamos muito a questão do consumo consciente e responsável, de evitar desperdícios. A frase foi até simples, mas procurei explicitar algo que pratico na minha vida. E esse tema me motivou a participar porque se tratar de um valor pessoal”.

Revista e exposição – Durante a 68ª reunião ordinária ocorrida na Câmara em 18 de novembro, o vice-diretor da Esalq entregou oficialmente a revista “Brasil, esperança alimentar do futuro!” aos vereadores de Piracicaba. Ao ocupar a Tribuna Popular, João Roberto Spotti Lopes mapeou o desenvolvimento do Projeto Temático e agradeceu à mesa diretora pela parceria que, segundo o dirigente, rendeu bons frutos. Entre as inúmeras ações desenvolvidas na Esalq voltadas ao tema, estão apresentadas na exposição e na revista algumas das iniciativas envolvendo pesquisas, projetos de extensão e atividades educativas desenvolvidas na Universidade acerca da temática alimentar, além de apresentar também os trabalhos dos vencedores do Desafio, nas categorias frases, fotos e redação. A exposição, formatada em 36 painéis, pode ser visitada na Câmara de Vereadores de Piracicaba, das 8h as 17h, até o próximo dia 15 de dezembro.

 

Informações sobre o evento

Datas e horários

19/11/2019–15/12/2019 08:00–17:00

Local

Câmara Municipal de Piracicaba

Rua do Rosário , 833

CEP 13400-183

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta