Este evento já ocorreu

Exposição Hiléia reúne imagens da floresta amazônica no Museu Prudente de Moraes

Foto: Barbara Paulote

O Museu Prudente de Moraes recebe a mostra Hiléia, de Antonio Saggese. Composta por 35 fotografias, a exposição é resultado da confluência de dois trabalhos que miram a floresta amazônica a partir da água: Hiléia e Yg. As imagens reproduzem as reações dos expectadores perante a exuberância da natureza amazônica. A visitação pode ser feita até o dia 17 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Entrada gratuita.

Os registros foram feitos em viagens realizadas por Saggese entre 2014 e 2016, às matas e igarapés paraenses, onde o fotógrafo conseguiu capturar imagens que não se enquadram como ‘fotografia de natureza’, nem tampouco como documentação ou denúncia. “Nas imagens, não se contemplam as convenções da fotografia naturalista ou da pintura de paisagem, tais como linha do horizonte, pontos de fuga, foco de luz, perspectiva aérea ou atmosférica; a composição se constrói pela justaposição de elementos heterogêneos”, explica.

As fotografias foram tiradas pelo autor por meio de câmeras digitais de alta sensibilidade, modificadas para captar o infravermelho, com lentes de grande luminosidade e com sensores que alteram a profundidade na expectativa de que essa intervenção técnica crie novas possibilidades artísticas, impossíveis com a tecnologia analógica.

A mostra selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari é realizada em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Foi vencedora na categoria Ensaio Impresso de 2017 do Prêmio Brasil de Fotografia.

Informações sobre o evento

Datas e horários

17/09/2019–17/10/2019

Visitação: terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e feriados, das 10h às 14h.

Local

Museu Prudente de Moraes

Rua Santo Antônio, 641

CEP 13400-160

Piracicaba, SP

  • (19) 3422-3069

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta