Este evento já ocorreu

Exposição Maquinações reúne arte, tecnologia e invenções no Sesc

09.2019 – Artes Visuais – Exposicao Maquinacoes-Homens maquinas e a invencao – 3

Foto: AF Rodrigues

Máquinas, traquitanas, improvisos e criatividade. Obras nada convencionais de artistas-inventores são os ingredientes principais da exposição Maquinações – Homens, Máquinas e a Invenção do Cotidiano, que abre no dia 6 de setembro, às 19h, na Área de Exposições do Sesc Piracicaba. Com curadoria de Fred Paulino, a mostra fica aberta para visitação gratuita até 8 de dezembro, de terça a sexta, das 13h30 às 21h45, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Para a abertura, o espetáculo Pareidolia – Arte Sonora e Improvisação, com o Coletivo de Música Experimental Eletrônica Kallpp, traz composições improvisadas envolvendo quatro planos distintos que reverberam e interagem entre si: corpo, som, luz e pensamento. Trata-se de misturas fugazes como paisagens visuais, sonoras e do corpo em movimento que se cristalizam e desfazem em matérias que tremem, esforçam, esticam, comprimem, dilatam, respiram, iluminam e se encontram com sons eletrônicos e eletroacústicos.

Na mostra, o público conhecerá obras de 14 artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros que apresentam seus trabalhos, apostando mais na interação do que na interatividade, no analógico sobre o digital, na reutilização ao invés do consumo, e em soluções e técnicas acessíveis em contraponto às complexidades contemporâneas. São: Fischli & Weiss (Suíça), Ganso, Azucena Losana (México), Abraham Palatnik e Guto Lacaz, ao lado dos artistas Daniel Herthel, Maurizio Zelada, Milton Marques, Motta & Lima, Paulo Nenflídio, Sara Lana, Xande Perocco, Zaven Paré e coletivos do Brasil e exterior.

“Tenho interesse em investigar a relação dos artistas com a criação de aparatos técnicos, com uma proposta de arte eletrônica que tenha a marca do improviso, da precariedade, do despojamento e do reuso de materiais”, explica o curador.

Fred Paulino é designer e idealizador do conceito de Gambiologia (“ciência da gambiarra”). Maquinações reflete sobre a criação e operação de máquinas por artistas que são inventores de engenhocas e atuam na intersecção entre arte, ciência, tecnologia e vida. São criadores que transformam seus ateliês em oficinas, suas oficinas em laboratórios, seus laboratórios em extensão da vida.

“Teremos a ousadia de fazer uma exposição de arte e tecnologia que não conta com nenhum computador na galeria. Independentemente da mídia utilizada, me interessa uma arte que seja sensível, esteticamente propositiva e, mesmo assim, suscite questões políticas, tecnológicas e sociais”, enfatiza.

ACESSIBILIDADE

A exposição Maquinações – Homens, Máquinas e a Invenção do Cotidiano contará com a Visita com mediação em Libras no dia 22 (domingo), às 10h15. Destinada para público surdo e interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visita será mediada pela equipe de educadores da exposição, com a presença de Glaucio Camargo, tradutor intérprete em Libras e arte-educador.

Informações sobre o evento

Datas e horários

07/09/2019–08/12/2019

Terças a sexta, das 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta