Este evento já ocorreu

Museu Prudente de Moraes apresenta exposição sobre indumentárias no século XIX

museu prudente

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) apresenta a exposição “História da Indumentária: O que vestia o fim do século XIX?”. A mostra será aberta no dia 08 de setembro e poderá ser vista até 14 de outubro.

A exposição visa demonstrar a forma como a evolução da indumentária estava associada aos diversos acontecimentos históricos do século XIX, como por exemplo, o desenvolvimento industrial e tecnológico. Nessa perspectiva serão utilizadas algumas peças de roupas e acessórios provenientes do acervo do Museu Prudente de Moraes, que pertenceram a personalidades da cidade de Piracicaba.

A virada do século XIX para o XX foi marcada por desenvolvimentos nas áreas industriais e tecnológicas, sendo a modernização urbana, um reflexo desse avanço. As camadas sociais no âmbito público e privado reproduzem através de suas vestimentas, as mudanças ocorridas dentro desse novo cenário, portanto, a imagem de um indivíduo precisa acompanhar os progressos vindos com a modernidade.

A evolução urbana de Piracicaba está diretamente ligada aos avanços industriais e tecnológicos ocorridos no final do século XIX. Nesse sentido, diversas personalidades piracicabanas de destaque também foram influenciadas pela moda europeia em voga nesse período.

A mostra que é gratuita, contará com indumentárias completas, masculina e feminina, além de acessórios como chapéus, luvas, bengala, enfeite de cabelo, óculos do período retratado e alguns bastante curiosos, como o pente para bigode que pertenceu a João Sampaio, genro de Prudente de Moraes.

Essa exposição conta com o apoio da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (EMPEM), Jornal de Piracicaba e curadoria de Yone Moreno, estagiária educativa do Museu Prudente de Moraes.

Sobre o Museu Prudente de Moraes

Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou. Como um dos museus mais antigos do gênero histórico e pedagógico do estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Informações sobre o evento

Datas e horários

08/09/2017–14/10/2017

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 13h.

Local

Museu Prudente de Moraes

Rua Santo Antônio, 641

CEP 13400-160

Piracicaba, SP

  • (19) 3422-3069

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta