Este evento já ocorreu

O Universo das Plantas Aquáticas

IMG_0897

Em uma fria tarde de maio, encontramos um grupo de professoras do ensino infantil, saindo do Museu “Luiz de Queiroz”, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Por quase duas horas, as docentes da escola municipal Eliana Rodella, de Piracicaba, percorreram o percurso proposto pela exposição “O Universo das Plantas Aquáticas”, acompanhadas pelos estudantes Charles Albert Medeiros e Felipe Scola, do curso de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas, respectivamente. Charles, que é um dos monitores do Hidrofitotério da Esalq, grupo de extensão que organiza a exposição junto com o Museu, explica o conceito da mostra. “Propomos aos visitantes um caminho de conscientização ecológica e ambientação ao universo das plantas aquáticas a partir de imagens, literatura, folclore e material didático”.

Marcia Castilhas, professora que trabalha com crianças de 4 e 5 anos e conheceu a exposição e revelou-se surpresa com o conteúdo exposto. “Fiquei surpresa com a diversidade ecológica que podemos trabalhar com as crianças no ambiente escolar”. Para a diretora da escola Eliana Rodella, Karina Juliana Paulino, a riqueza de detalhes permite o desenvolvimento profissional e pessoal tanto para as crianças quanto para as próprias professoras. “Podemos aproveitar o olhar curioso das nossas crianças e inserir uma série de conhecimentos em projetos temáticos, por exemplo”.

Nos primeiros dias da exposição, 300 pessoas já passaram pelas salas temáticas e outras 1.300 já estão agendadas para as visitas guiadas. “Por encerrarmos a exposição ao final de julho, aqui no Museu, ainda teremos tempo de receber muito mais pessoas”, complementa Charles.

O itinerário começa com uma sala que trabalha com conceitos de ecologia, apresentação dos biomas brasileiros e introdução à limnologia, uma especialidade da biologia que estuda as águas interiores, presentes em lagos, rios e reservatórios e sua relação com as comunidades bióticas. No contato com painéis e espécies de plantas que mesmo com água podem ser cultivadas em vasos, fontes de água corrente conferem à mostra um tom de partilha com a natureza. Entre painéis, fotografias, ilustrações, artefatos decorativos, artesanato e muita bibliografia, são mais de 200 itens que seguem envolvendo o visitante neste universo a partir da literatura, da ciência, das lendas do folclore brasileiro, da ornitologia e da arte.

A mostra é resultado do trabalho coordenado pelo professor Flávio Gandara, do Departamento de Ciências Biológicas, que gerencia o Hidrofitotério da Esalq e apoia projetos de extensão como o Profissões na ESALQ, que desde 2011 já recebeu mais de 8 mil estudantes de escolas públicas. “É nosso dever devolver à sociedade o conhecimento gerado aqui dentro e assim continuamos fomentando o interesse por essas plantas, que despertaram recentemente o interesse da comunidade científica”, lembra o monitor da exposição.

Para que a mostra pudesse se concretizar, os envolvidos contaram com apoio do departamento de Ciências Biológicas e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Na prática, além de parte do material do acervo do Hidrofitotério e da equipe do Museu, dois ornitólogos, um escritor, uma ilustradora, uma paisagista e duas artesãs trouxeram parte da sua produção para enriquecer ainda mais os aspectos visuais e afetivos das salas temáticas. Um exemplo disso, são os painéis que retratam as lendas da Iara, da Vitória Régia e da Noiva do Rio, que são acompanhados de bonecas de pano que descrevem a relação do folclore brasileiro com as plantas e as águas dos rios.

Peças confeccionadas com taboa, ilustrações e aquarelas de aves que mantém relação direta com rios do Pantanal e de outras regiões banhadas por água doce no País compõem ainda o lado belo desse trabalho encantador, que apresenta e destaca o papel social dessas plantas, a partir de seu caráter medicinal, alimentício e artesanal.

A mostra “O Universo das Plantas Aquáticas” fica aberta no Museu “Luiz de Queiroz” até o próximo dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita.

Informações sobre o evento

Datas e horários

01/07/2018–31/07/2018

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30

Local

Museu Luiz de Queiroz

Avenida Pádua Dias, 11

CEP 13418-90

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta