Este evento já ocorreu

“Olhares Reminiscentes” reúne histórias, sentimentos e orgulho japonês

90472

Foto: Gustavo Annunciato

Na sexta-feira, 7, a imigração japonesa em Piracicaba comemora 100 anos da chegada das primeiras 40 famílias à cidade, buscando um recomeço, em 1918. Para celebrar a data, além da solenidade promovida pelo vereador Pedro Kawai no salão nobre às 9h, a Câmara lançará a exposição “Olhares Reminiscentes”, composta por fotos e ilustrações dos estagiários Sidney Junior, Thaís Passos e Felipe Stevanatto. A mostra expressa a coragem dos primeiros japoneses que desembarcaram no município, enfrentando uma nova cultura e lutando para manter suas origens sempre vivas.

Vinte e sete olhares foram fotografados e ilustrados a partir das fotos. A maioria delas foram tiradas após as gravações do documentário “Kansha: 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba”, que também terá a primeira exibição oficial nesta sexta-feira. Os trabalhos tiveram início em maio, juntamente com a produção do documentário.

“São retratos dos personagens do documentário. Cada olhar remete ao passado”, resumiu Sidney. “As fotos foram feitas em preto e branco, com iluminação natural e artificial, com o foco no olhar e o desfoque ao fundo. Quisemos passar o sentimento de luta”, explicou. A curadoria da exposição é dos repórteres fotográficos da Câmara, Davi Negri e Fabrice Desmonts.

Abaixo de cada retrato acompanha a ilustração feita por Felipe, estudante de Design Gráfico. “Um dos grandes marcos da cultura japonesa no Brasil é o desenho, que traz consigo o mangá e o anime. Muitas pessoas conhecem a cultura japonesa primeiramente por isso. Então pensamos em inserir ilustrações que remetessem ao estilo japonês, o que fortifica a ideia do todo e faz menção também às fotos e ao documentário, complementando-se”, conta Felipe.

Para os estagiários do Departamento de Comunicação da Câmara, o trabalho não apenas engrandeceu a experiência, como também contribuiu para “o conhecimento de uma cultura tão rica, de pessoas tão especiais”.

“Foi muito importante, pois houve o trabalho em equipe de todos, essencial para o resultado final. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer uma história centenária, de pessoas que nunca havíamos conhecido. Tenho orgulho de retratá-las, pois cada olhar transmite uma história. Isto é a exposição: o olhar, a história e, mais do que tudo, o sentimento”, completa Sidney.

A solenidade em comemoração dos 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba, assim como a abertura da exposição e a exibição do documentário “Kansha” acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h, no hall do salão nobre da Câmara.

Informações sobre o evento

Datas e horários

07/09/2018–21/09/2018 09:00

Local

Câmara Municipal de Piracicaba

Rua do Rosário , 833

CEP 13400-183

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta