Este evento já ocorreu

Espetáculo une música clássica e observação dos astros

Formação da OCP conta com 16 instrumentistas no elenco – foto Rodrigo Alves

Foto: Rodrigo Alves

A OCP (Orquestra de Câmara de Piracicaba) apresenta nesta sexta-feira, 27, às 20h, o espetáculo “Primavera, Música e Astronomia”, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho. A montagem une música clássica e observação dos astros, com telescópios disponíveis ao público. Ingressos podem ser adquiridos no site Mega Bilheteria.

O espetáculo traz a execução completa da obra “As Quatro Estações”, do compositor italiano Antonio Vivaldi. Em cada estação (Primavera, Verão, Outono e Inverno), a orquestra acompanha um solista ao violino. Ao todo são 16 instrumentistas no elenco.

Antes de cada estação, o professor e astrônomo Michel Paschini Neto apresenta as principais características de cada estação, com os principais astros e constelações visíveis, enquanto o ator Romualdo Sarcedo se encarrega, antes da execução de cada movimento, da leitura dos sonetos de Vivaldi.

Após a apresentação do programa, o público tem a oportunidade de apreciar os astros com o auxílio de telescópios, posicionados na área externa do Teatro do Engenho, sob a orientação do astrônomo Michel Paschini Neto e membros e voluntários do Observatório Astronômico Municipal de Piracicaba. A observação depende de condições climáticas favoráveis.

A obra, publicada em 1723, projetou Vivaldi internacionalmente. “As Quatro Estações é uma das peças musicais barrocas com maior nível de popularidade em todo o planeta. Ela foi composta a partir de quatro sonetos e têm como simbologia a passagem do tempo ao longo do ano. Cada estação é formada por três movimentos, que duram cerca de dez minutos”, explica o produtor e arquivista da OCP, Anselmo Melosi, que também é contrabaixista no espetáculo.

Os solistas do concerto são Victor Freitas, Igor Nogueira, Sara Raíssa e Milton Bergo. Também no violino estão Denis Usov, Arthur Brito, Paula de Sant’ana, Paulo Camilotti Tavares, Henrique Lupinacci e Felipe Tonon. O espetáculo conta ainda com Alexandre Razera e Catarina Schmitt Rossi nas violas, André Micheletti e Fábio Belluco nos violoncelos e César Tessarin no cravo.

A Orquestra de Câmara de Piracicaba é composta por experientes instrumentistas da região, que integram a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), e se uniram para apresentar concertos com obras célebres da música clássica, além de repertório diversificado. A realização é da Cultura Artística, com o apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Teatro Erotídes de Campos, Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Escola do Legislativo.

 

Informações sobre o evento

Datas e horários

27/09/2019 20:00

Local

Teatro do Engenho - Erotídes de Campos

Avenida Maurice Allain, 454

CEP 13405-123

Piracicaba, SP

  • (19) 3413-5212
  • Site

Ingressos

  • Valores: consulte o organizador
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta