Este evento já ocorreu

Pianista premiada Eudóxia de Barros faz concerto no Sesc

Eudóxia de Barros_arquivo da pianista

Foto: Divulgação

Eudóxia de Barros, lenda viva do piano brasileiro e com mais de 80 anos de idade, apresenta um concerto de caráter intimista e que marca uma vida dedicada ao instrumento. A apresentação acontece neste sábado, 8, às 20h, no teatro da unidade local com apoio do O Diário do Engenho. A entrada é gratuita com retirada de ingressos no dia, a partir das 9h30.

Suas interpretações vigorosas e cuidadosamente trabalhadas vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin. Eudóxia lançou 31 LPs, 15 CDs, dois DVDs, escreveu um livro de “Técnica Pianística” e ganhou muitos prêmios, inclusive um “Disco de Ouro” em 1975.

Sobre Eudóxia de Barros

Natural de São Paulo nasceu numa família bem brasileira, sendo seu pai, Joviniano de Barros, natural de Piracicaba, e sua mãe, Maria Antonietta de Campos Barros, de Bragança Paulista, ambos amantes da Música em geral (mas não profissionais), e da Cultura Brasileira. Sem dúvida alguma, Eudóxia sofreu grande influência desse meio, sentindo desde criança, um imenso amor pela sua pátria e por tudo que é brasileiro, embora sempre com muito respeito e admiração pela cultura europeia.

Eudóxia de Barros destaca-se no cenário musical brasileiro, sobretudo por ter abandonado uma cômoda e promissora carreira internacional para dedicar-se a levar a música a todos os rincões brasileiros, tal como legítima bandeirante paulista. Mesmo as cidades mais longínquas e pequeninas têm tido a oportunidade de apreciar um repertório de alto nível e cuidadosamente selecionado, no qual sempre se destacam obras-primas de compositores nacionais.

Foi eleita membro da Academia Brasileira de Música em 1989, ocupando a cadeira nº 14 do patrono Elias Álvares Lobo. É co-fundadora e Presidente do Centro de Música Brasileira, entidade que se ocupa da defesa e difusão da música erudita brasileira e que existe desde 1984 .

Foi convidada pela COMEP (Comunicação Edições Paulinas) a gravar a obra integral para piano do compositor Osvaldo Lacerda, gravação que começou em Outubro de 2015 e que a partilhou com mais seis pianistas escolhidos por ela que também sempre tocaram obras do compositor; o lançamento dessa coleção ocorreu em 23 de setembro de 2017, ano em que o compositor estaria completando 90 anos em março. E em Dezembro de 2015 em São Paulo coordenou o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do compositor Osvaldo Lacerda.

Informações sobre o evento

Datas e horários

08/12/2018 20:00

Local

Sesc Piracicaba

Rua Ipiranga, 155

CEP 13400-480

Piracicaba, SP

  • (19) 3437-9292
  • Site

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta