Este evento já ocorreu

Sesi recebe Mostra de Música Erudita

Brassampa foto Eli Lima 1

Brassampa – foto Eli Lima

A segunda temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários. O SESI Piracicaba recebe em seu palco o Entre Prosa e Canto, Duo Auleum e Brassampa. Os concertos acontecem entre dias 29, 30 e 31 de agosto, quinta, sexta-feira e sábado às 20h. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi.

A Mostra de Música Erudita é um dos projetos de curadoria do SESI-SP, instituição que promove ao público o acesso gratuito às mais diversas expressões artísticas, visando formar e fidelizar um amplo número de espectadores e admiradores de diferentes vertentes musicais, democratizando o erudito.

“Valorizar a produção atual do cenário Erudito revela toda a diversidade, não só de compositores estrangeiros como também os nacionais. Digo isso pois o Popular já possui um apelo e uma programação muito mais ofertada do que os clássicos. O SESI-SP exerce muito bem o seu papel democratizando o acesso ao Erudito com programações totalmente gratuitas e em diversas cidades”, declara Ricardo Barros, Analista de Atividades Culturais da área de Música do SESI-SP.

Com o intuito de valorizar e prestigiar a educação musical do SESI-SP, no dia 31, sábado, a abertura dos concertos da 2ª Mostra SESI-SP de Música Erudita em seis unidades ficarão por conta dos Núcleos de Música SESI-SP, são elas: Araraquara, Campinas Amoreiras, Itapetininga, Mogi das Cruzes, Piracicaba e Rio Claro. Em São Bernardo do Campo, o Núcleo tocará no dia 29, quinta. Em São José dos Campos no dia 30, sexta, sempre às 19h30. Mogi das Cruzes tem o início um pouco mais cedo, às 18h30. O SESI oferece cursos de iniciação musical e camerata de cordas, visa promover a excelência, o acesso à música e sensibilidade estética e artística.

Serão 45 apresentações completamente gratuitas em 15 unidades do SESI. Cada uma contará com shows de três séries distintas, todas exaltando a diversidade, importância da popularização, mescla com ritmos brasileiros e evolução do gênero e traçando também paralelos com a história da música. Serão 19 grupos renomados, como o Duo Auleum, que traz um conceito rico, conduzidos pelos exageros do rococó, apresenta composições de Johann Christian Bach e introduz o uso de instrumentos populares durante o século XIX, como o virginal e a viola de gamba.

A série Villa-Lobos e a Música Brasileira tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito. Com misturas na configuração do previamente visto como imaculado gênero, transformando e tornando democrático o classicismo musical das elites, efeito bastante promovido pelo gênio Villa-Lobos, falecido há 60 anos.

Enquanto os concertos de Viagem Através da Música levam os espectadores a um passeio sonoro e visual. Os musicistas passam pelo som alemão esmiuçado e detalhista, da era artística Rococó. Exploram a importância de Strauss e Mozart, gênios austríacos do século XIX. A excentricidade do som produzido por Astor Piazzolla também é carregada na bagagem cultural da série.

Por fim, Música Antiga: o início de tudo transporta o ouvinte aos séculos passados. A série é carregada com sonoridades trazidas de outros tempos, como cantos gregorianos e música sacra dos séculos III e IV. Autores renascentistas e a sonoridade hispânica surgem para expandir os horizontes do espectador, em relação à música erudita e suas fases ao longo do tempo.

A programação completa pode ser consultada no site sesisp.org.br/cultura/mostra-sesi-sp-de-musica-erudita.

Entre Prosa e Canto

29 de agosto, quinta, 20h

Pedaços de Espanha

12 anos

Canções de Manuel de Falla e Federico García Lorca são interpretadas neste recital inspirado na rica cultura e história espanhola

Entre declamações poéticas e interpretações musicais, relatos da vida na Espanha e traços sobre a cultura hispânica são expostos em harmonia com o violão. As composições de Federico García Lorca e Manuel de Falla retratam cenários pitorescos, onde moças fazem a colheita de azeitonas e os ciganos são enaltecidos.

Além de exaltar a riqueza hispânica, Entre Prosa e Canto traz aos palcos a beleza da poesia europeia e da música com temática campestre. Também ressaltada as semelhanças entre a cultura popular espanhola e brasileira.

Série: Música antiga: o início de tudo, 60min.

Voz: Ana Meirelles | Violão: Renato Fontebasso | Assistência de Produção: Graziele Garbuio | Direção, produção e desenho de luz: Felipe Venâncio | Operação de luz: Presto Kowask

 

Duo Auleum

30 de agosto, sexta, 20h

A Influência do Rococó Alemão na Inglaterra do século XVIII

Livre

O rococó alemão de Johann Christian Bach transportado para nosso século de forma didática

Influenciados pelo estilo artístico contraposto ao clássico barroco, representado musicalmente pelo alemão Johann Christian Bach, o Duo Auleum se propõe a apresentar ao público uma mistura sinestésica audiovisual, onde instrumentos utilizados na época trazem sua magnitude sonora para os dias atuais.

Conduzidos pelo exagero característico do rococó de Jean-Honoré Fragonard, o duo leva ao repertório composições de Bach e Karl Friedrich Abel, Adagio e Allegro, presenteando o público com os sons oferecidos pela viola da gamba, cravo e virginal.

Série: Viagem através da música, 60 min.

Viola da gamba: José Olmiro Borges | Virginal poligonal: Maria Eugênia Sacco | Diretor artístico: José Olmiro Borges | Produção musical: Artmanhas do Som

 

Brassampa

Toca Villa

31 de agosto, sábado, 20h

Livre

Em uma linha do tempo musical, o quinteto ensina sobre a evolução da humanidade

Visando retomar a história da Música Clássica de forma cronológica, a partir do essencial erudito, o quinteto Brassampa apresenta há mais de 10 anos canções de musicistas indispensáveis, como Johann Sebastian Bach, Carlos Gomes, Alberto Ginastera e Heitor Villa-Lobos. Eles também ressaltam a evolução da sociedade com seu repertório rico.

Composto por instrumentos de metais, o quinteto realiza concertos descontraídos, onde a musicalidade e seriedade do erudito entram em contraste com a informalidade de interagir com o público.

Série: Villa-Lobos e a música brasileira, 60 min.

Trompete: Amarildo Nascimento e Michel Machado | Trombone: Hélio Goes | Trompa: Weslei Lima | Tuba: Sergio Teixeira

Informações sobre o evento

Datas e horários

29/08/2019–31/08/2019 20:00

Local

Sesi Piracicaba

Avenida Luiz Ralph Benatti, 600

Vila Industrial

CEP 13412-248

Piracicaba, SP

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta