Este evento já ocorreu

Sinfônica de Piracicaba interpreta clássicos do cinema

Sinfônica de Piracicaba – foto Rodrigo Alves

Foto: Rodrigo Alves

A Temporada 2019 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) faz um passeio pela sétima arte, ao apresentar neste sábado, 27, o espetáculo “A Orquestra no Cinema”, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 15h30 e 18h. O repertório traz as trilhas sonoras dos filmes “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “Guerra nas Estrelas”, “Laranja Mecânica” e “Morte em Veneza”. As sessões têm entrada gratuita, sob regência do maestro convidado William Coelho, com ingressos disponíveis no www.megabilheteria.com ou uma hora antes de cada sessão, na bilheteria da Casa de Espetáculos.

Das quatro peças escolhidas para o repertório, duas são de longas-metragens do cineasta Stanley Kubrick: “No Belo Danúbio Azul”, valsa de Johann Strauss Jr. que é uma espécie de hino não oficial da Áustria e integra a trilha sonora de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de 1968; e a Abertura da ópera “La Gazza Ladra”, de Gioachino Rossini, que em 1971 integrou o filme “Laranja Mecânica”.

O programa conta também com o adagietto da “5a. Sinfonia”, composição do austríaco Gustav Mahler que o diretor de cinema Luchino Visconti incluiu no filme “Morte em Veneza”, em 1971. Para o encerramento, a OSP interpreta a “Suíte Sinfônica de Guerra nas Estrelas”, do filme “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”, de George Lucas. A obra rendeu ao compositor norte-americano John Williams o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1978.

Segundo o regente titular e diretor artístico da OSP, o maestro Jamil Maluf, o programa vem para diversificar o repertório da orquestra e ao mesmo tempo transportar o público para o universo da sétima arte. “Escolhemos músicas-temas de filmes consagrados e de expressividade nos circuitos do cinema mundial, com a intenção de proporcionar diferentes vivências para os músicos e para o público”, explica Jamil Maluf.

A apresentação dos concertos acontece em horários diferentes dos convencionalmente realizados todos os meses pela OSP porque os músicos seguem para o 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o principal evento do gênero na América Latina. Neste caso, o concerto ocorre no domingo, 28, às 13h30, na Praça do Capivari. “Pela quarta vez recebemos o convite para estar neste prestigiado evento, o que nos permite novamente demonstrar a importância do trabalho de descentralização das artes e a força de Piracicaba na cultura”, avalia o maestro.

O maestro William Coelho, convidado para assumir a regência do programa, é paulistano e tem 36 anos. Ele é regente titular do Conjunto de Música Antiga da USP e do Madrigal Anhum, além de regente convidado da Orquestra Sinfônica da USP e maestro preparador do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). William dá aulas de regência orquestral na Academia de Regência da Osesp, de canto coral no Instituto de Artes da Unesp e de regência coral na Faculdade Paulista de Artes. Como violista atua no sexteto Clio de música antiga e no quarteto Pau-Brasil. É autor do Guia Didático para Cordas do Projeto Guri.

Para a retirada dos ingressos gratuitos, o público deve acessar o site  www.megabilheteria.com a partir das 9h de quarta-feira, 24, quando estarão disponíveis os bilhetes para a sessão das 18h. Assim que a capacidade da sala de espetáculos se esgotar, o sistema disponibilizará os ingressos para o concerto das 15h30. A distribuição presencial dos ingressos (um quarto da capacidade da sala de espetáculos) ocorre no próprio sábado, 27, na bilheteria do Teatro Dr. Losso Netto, a partir de uma hora antes de cada sessão.

Informações sobre o evento

Datas e horários

27/07/2019–28/07/2019

Local

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

Av. Independencia, 277

CEP 13419-160

Piracicaba, SP

  • (19) 3433-3264

Ingressos

  • Grátis
Aviso: as informações do evento são de responsabilidade do organizador e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Confirme antes de sair de casa.

Deixe uma resposta