‘Vozes Caipiras’ terá três apresentações em agosto
- L
- 03/08–09/08
- Mais informações
O concerto de coral “Vozes Caipiras” volta a se apresentar em Piracicaba neste mês de agosto. Serão três sessões nos dias 3 e 9, em dois locais da cidade. A classificação é livre e a entrada gratuita, sendo que os ingressos devem ser retirados na bilheteria, uma hora antes do início do espetáculo.
A apresentação do dia 3 (sábado), que acontecerá às 20 horas, será encenada no Sest/Senat e haverá interprete de libras.
Já na sexta-feira, dia 9, serão duas apresentações do Sesi da Vila Industrial. Na primeira sessão que acontecerá às 15h haverá interprete de libras. A segunda sessão acontecerá às 20 horas.
O concerto que une canto e teatro tem duração de 55 minutos e a direção é de Carlos ABC. A direção musical pertence a Vinícius Novaes.
Musical “Vozes Caipiras”
SEST/SENAT: R. Rossini Pinto, 200 – Jardim Panorama
SESI Vila Industrial: Av. Luiz Ralph Benatti, 600 – Vila Industrial
Entrada: gratuita
Ingressos: disponíveis na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo
Informações sobre o evento
Datas e horários
03/08/2019–09/08/2019
A apresentação do dia 3 (sábado), que acontecerá às 20 horas, será encenada no Sest/Senat e haverá interprete de libras. Já na sexta-feira, dia 9, serão duas apresentações do Sesi da Vila Industrial
Local
Avenida Luiz Ralph Benatti, 600
Vila Industrial
CEP 13412-248
Piracicaba, SP
Ingressos
- Grátis
Descrição
Sinopse
O concerto “Vozes Caipiras” conta com peças musicais tradicionais do repertório sertanejo caipira, que serão interpretadas pelo Coral Vozes. O canto será entremeado pelas cenas teatrais, distintas entre si, que retratam a beleza da vida interiorana por meio de contos e histórias do imaginário caipira, músicas e poesias do cancioneiro popular.
Elenco
César Augusto Nogueira, Daniela Tonin, Laís Vetoreti, Luiz Henrique Cunha, Marino Prudente, Nicole Pavarina Cruz, Washington Poppi e Viviane Souza.
Vozes
Sopranos: Aline Renata Martins das Neves, Eliana Gonçalves Alcarde, Maria Ined de Oliveira Santos, Marilda Camargo, Nilce Paulina Libardi, Regina Celi Biscalchim, Tânia Christofoletti, Vera Lúcia Fachinelli Moretti.
Contraltos: Gloria Teixeira de Moura, Irene Lourdes Lopes Lima, Isabel Rosângela Mastrodi, Maria Aparecida Conceição Souza, Maria da Consolação Oliveira Novaes, Maria Fidelis Casarin, Sueli Aparecida Furlan Anselmo.
Tenores: Antônio S. Gomes e José Carlos Lima Moretti.
Baixos: Edivaldo Alcarde, Roberto Luiz da Silva e Sinésio Gonçalves dos Santos.
Programa musical
Caipira (Joel Marques)
Lembrança (Zé Fortuna e Pitangueira)
Cuitelinho (Paulo Vanzolini e Bento Costa)
Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira)
Padroeira dos Caipiras do Brasil (Dannilo e Rafael)
Pedro, Antônio e João (Dalva de Oliveira)
Cenas teatrais
“Ideal de Caboclo”, “Prosa Fiada” e “Sítio do Caboclo” - Cornélio Pires.
“Malasartes e o Urubu”, “A Panelinha de Pedro Malasartes” e “Malasartes e o Passarinho Valioso” - Imaginário popular do Pedro Malasartes, adaptação de Carlos ABC.
“Nossa Senhora Aparecida, Padroeira dos Caipiras do Brasil” - Ivan Diniz, adaptação de Carlos ABC.
“Semana Santa”, “Finados”, “Conversa com Santo Antônio” e “Nhô Juvêncio e Rosinha” - Carlos ABC.
Ficha técnica
Regente musical: Vinícius Novaes
Textos e direção teatral: Carlos ABC
Realização e produção: Theatron/Marcos Thadeus Produções
Assistente de produção: Aline Renata Martins das Neves e Nayara Rocha
Arranjos musicais e piano: Vinícius Novaes
Percussão: Fernando Novaes
Cenografia e figurinos: Carlos ABC e Marcos Thadeus
Cenotécnico: César Nogueira
Iluminação: Diego Borges
Figurinos: Dante Skall e Maria da Consolação Oliveira Novaes
Ilustração cartaz: Carlos ABC
Projeto gráfico: Geranium Cultural
Intérprete de libras: Shalimar Laureano
Fotografia: Tiago Rochetto
Coral Vozes
O Coral Vozes nasceu em 2004 e inicialmente foi mantido pela Caterpillar Brasil. Ao celebrar 11 anos foi presenteado à cidade de Piracicaba por meio das leis de incentivo à cultura.
Em 2018, com o espetáculo “Piracicaba que eu adoro tanto”, o coral uniu teatro e canto para homenagear Piracicaba, cidade que possui beleza natural e cultura tradicional. Em 2019, será o ano de “Vozes caipiras”, musical repleto de temas que evocam as raízes do município.
Theatron
A Theatron produz cultura há mais de uma década. São espetáculos teatrais, exposições, livros e cenografia. A produtora administra projetos culturais desde a formatação até a prestação de contas, nas leis de incentivo: Rouanet e ProAC-ICMS. Também atua na formação artística, realizando cursos e oficinas nas áreas de Interpretação, Produção e Gestão Cultural, Cenografia e Indumentária e História do Teatro.
A empresa é dirigida pelo artista Marcos Thadeus, que é mestrando em Teoria e Prática do Teatro na ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes) e pós-graduado em Gestão e Produção Cultural na Fainc (Faculdades Integradas Coração de Jesus).
De 2007 a 2018 foi responsável pela direção de produção da Paixão de Cristo de Piracicaba. Produz a companhia teatral “As tias” e, desde 2015, o “Coral Vozes”. Para a Festa das Nações de Piracicaba, projetou e executou a cenografia nas entradas das nações representadas pelas entidades, no período de 2017 a 2019. Também é responsável pela produção executiva de exposições e pela coordenação editorial do livro: “Paixão de Cristo, Paixão de Piracicaba”.
Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura e Magazine Luiza
Apoio: Semactur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Associação Cultural e Teatral Guarantã.
Realização: Theatron/Marcos Thadeus Produções, Secretaria Especial de Cultura e Ministério da Cidadania.