A 700.000ª visitação

Na madrugada da segunda-feira – às exatas 4h16 – recebemos, no portal A PROVÍNCIA, a nossa 700.000ª visitação em menos de 13 meses em que se registram os acessos de nossos visitantes. São 700 mil cliques, 700 mil acessos, 700 mil interesses a um trabalho que, por se realizar a partir de uma revolucionária tecnologia de comunicação, se vai tornando cada vez mais desafiante e apaixonante.

Peço, ao leitor, me releve o sentimento de entusiasmo e também de envaidecimento com que rabisco estas palavras. A emoção é forte, pois me tornei, na ativa, o decano da imprensa piracicabana, talvez da região e isso significa ter caminhado ao longo dos anos, no mistério do Tempo, vendo transformações e mudanças, revoluções e reviravoltas. Ao ver, hoje, que, com um clique, consigo enviar idéias, informações, documentos históricos, fotografias ao leitor de todas as latitudes e longitudes me é inevitável lembrar que comecei com o jornalismo tipográfico, com palavras feitas de chumbo, títulos que se faziam catando letras com os dedos, uma a uma. Cada folha de jornal era impressa também uma a uma. Depois, dobrada à espera de outra folha. Em suma: jornal era feito como que manualmente. Sou desse tempo também.

Ao receber a 7000.000ª visitação, é-me impossível deixar de envaidecer-me por ter conseguido acompanhar o ritmo da vida, as evoluções e transformações, a revolução tecnológica. Envaidecer-me, sim, mas com a necessária humildade de render graças por esse privilégio que me foi dado, o de completar 52 anos de jornalismo em minha terra e de conseguir, ainda, compreender a dimensão do novo, das mudanças, da tecnologia que transformou tudo. E é esse o desafio: acreditar que as novas tecnologias são apenas um novo instrumento, maravilhoso e com feições de milagre, a serviço da informação e da formação. A PROVÍNCIA tem a pretensão de, aos poucos, ir-se transformando numa verdadeira enciclopédia temática de Piracicaba. Esse é o nosso objetivo: um jornal eletrônico que possa reunir tudo, absolutamente tudo, o que for do interesse desta nossa terra mágica, sua história, a memória do povo, o folclore, a dimensão de nossos grandes homens e mulheres, aquilo que somos por uma verdade que não pode ser esquecda: se somos hoje é porque o fomos ontem.

Nos próximos dias, A PROVÍNCIA estará com nova roupagem e com novo sistema, já de última geração. Essa 700.000ª visitação enche-nos de entusiasmo, fortalece-nos as convicções. A todos os que confiaram e que nos prestigiam, o nosso mais sincero agradecimento, nosso mais generoso Bom Dia. (Ilustração: Araken Martins.)

Deixe um comentário