Meninos que fazem e matam meninos

pictureVenho tentando dar-me, agora, o direito ao silêncio de cão cansado, pois jornalista deve ser o cão de guarda que ladra. Mas o coração me ordena continuar ganindo, pois a farsa coletiva foi longe demais, a conivência dos que dizem não saber, não ver, não enxergar, não ouvir. O barco faz água, o naufrágio é inevitável. Salvar-se-ão os que tiverem bóias para se agarrar, tábuas de salvação.

É preciso ganir diante da cantilena sem fim dos que falam em direitos sem deveres, em direitos sem responsabilidades, um alienado direito à vida. Ora, vida não é um direito, mas dom, graça, dádiva, concessão, dote. Apenas depois de recebê-la como herança, passa, então, a existir o direito de viver. Mas merecer a vida e vivê-la exigem correspondência, implicando deveres, compromissos, responsabilidade. Viver é estar diante de condições, de regras, de leis, de ritos, de ordem. Até o Paraíso teve regras. Quem a desobedeceu foi expulso. Vida, pois, é graça. Mas, para se ter o direito de vivê-la, há que se ter responsabilidade diante dela e honrar o compartilhamento universal nela implícito.

Crianças e de adolescentes têm um único e formidável direito: o de serem cuidados, tutelados, pois não podem responder por si mesmos. Se exigirmos, deles, responsabilidades de adultos devemos tratá-los como adultos. O direito dos menores e pequeninos é o de serem protegidos pela família, pela comunidade, pelo Estado. É o direito à dignidade humana, que se inicia com educação, segurança, alimentação, saúde, valores espirituais. A vida é gratuita, mas viver tem um custo. Alguém civilmente irresponsável não pode ter direitos civis, além dos da tutela. E quem é sujeito de direitos não pode viver na irresponsabilidade civil.

Volta a discutir-se idade de responsabilização penal. Precisaríamos, talvez, definir o que, hoje, é a maturidade de uma pessoa humana, quando ela se inicia. Como fazê-lo, se revelamos ter perdido a consciência histórica, lições da caminhada humana? Desde as mais primitivas culturas e civilizações, sabia-se da fragilidade infantil, da adolescência insegura. Ao longo da história, criaram-se admiráveis ritos de iniciação, de passagem, que têm – citando apenas um referencial – exemplo comovente no “bar mitzvás” judeu. Ao completar 13 anos e mais um dia, o menino é considerado adulto responsável para fins religiosos. É seu ingresso no mistério, sua responsabilidade social. E era esse o significado, também, do Crisma, sacramento da Igreja Católica. O menino, “soldado da fé”, fazia a passagem para o mundo adulto. E o que eram os “ bailes das debutantes”, as meninas de 15 anos? A sexualidade marca essa transição.

Ora, quando permitimos que adolescentes já exercitem a vida sexual não há mais dizer que sejam infantes ou adultos. Permitindo, demos-lhes o diploma de maioridade. Pois nada existe na vida humana mais misterioso, profundo e desafiador do que a descoberta da sexualidade, o encontro homem-mulher. É o bíblico “conhecer homem”, “conhecer mulher”. Quando homem conhece mulher, quando mulher conhece homem, eles conhecem a vida. E tornam-se adultos, perdendo a inocência, a in-ciência, o não saber. Daí, nasce a consciência.

Estamos brincando de seriedade com nossas crianças e adolescentes. Permitindo participem de orgias sexuais damos-lhes a maturidade. E não se esqueçam: meninos que fazem meninos também matam meninos. Se gerar filho é tão simples, por que seria mais complicado matar? Bom dia.

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